Iniciativa tem como foco principal a aprendizagem, leitura e ensino
Na manhã desta terça-feira, 24, os professores, coordenadores, diretores e técnicos das Diretorias Regionais de Educação (DREs) participaram de reunião no Setor de Serviço Fundamental (SEF), localizado no Departamento de Educação (DED), na sede da Secretaria de Estado da Educação (Seed). O objetivo do encontro foi conhecer as principais mudanças no Programa Novo Mais Educação.
Para o ano de 2017, a iniciativa tem como foco principal a aprendizagem, leitura e ensino de Matemática. Para atender a essa demanda, contará com a orientação pedagógica do SEF. De acordo com a diretora do DED, Gabriela Zelice, esse acompanhamento é de extrema importância.
“O Novo Mais Educação é uma oportunidade para nossos alunos desenvolverem habilidades cognitivas indispensáveis para a formação do indivíduo no sentido completo, buscando a integralidade de forma ampla e visando à melhoria da aprendizagem”, avalia a diretora.
Novo formato
Segundo a coordenadora do Novo Mais Educação, Armênia Fernandes, o programa irá atender ao Ensino Fundamental de maneira mais assistida, e o objetivo é que todas as escolas iniciem as atividades no mês de abril. “Com o novo modelo, a instituição pode aderir, no período do contraturno escolar, às cinco horas dedicadas ao ensino e atividades de leitura e matemática, ou se preferir, às 15 horas, sendo oito destinadas ao acompanhamento de leitura e matemática e sete, às atividades afins”, explica.
É importante frisar que, diante desse recurso e possibilidades, as unidades escolares irão trabalhar dentro de um formato diferenciado. “O Ministério da Educação e Cultura (MEC) espera que as escolas façam uma avaliação diagnóstica dos alunos, a fim de identificar qual a real necessidade e se esses estudantes precisam ser atendidos pelo programa. A iniciativa visa a melhorar os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e a qualidade do ensino”, salienta Armênia.
Programa Novo Mais Educação
Trata-se de uma iniciativa do MEC que tem como propósito melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes.
O Programa apresenta como finalidade a contribuição para: alfabetização, ampliação do letramento e melhoria do desempenho em Língua Portuguesa e Matemática, por meio do acompanhamento específico, redução do abandono, da reprovação, da distorção idade/ano, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar; melhoria dos resultados de aprendizagem do Ensino Fundamental, nos anos iniciais e finais e a ampliação do período de permanência dos alunos na escola.
Vale destacar que o programa será implementado nas escolas públicas através de articulação institucional e cooperação com as secretarias estaduais, distrital e municipais de educação, mediante o apoio técnico e financeiro do MEC.
