A Secretaria do Estado da Saúde (Sesau), por meio da Rede Alyne de Alagoas, promoveu, nesta quinta-feira (19), o XII Encontro do Fórum Perinatal de 2024. Com o tema Estratégia Qualineo, o evento aconteceu no auditório do Hospital da Criança de Alagoas (HCA), no bairro Jacintinho, em Maceió, e foi destinado aos profissionais de saúde dos 102 municípios alagoanos.
O Fórum Perinatal oferta um espaço de diálogo, colaborando com a criação do conhecimento coletivo e com a educação em saúde. A iniciativa tem como base estratégias e evidências que garantam a participação dos representantes do mais alto nível técnico e político, sensibilizando os atores estratégicos do SUS sobre a necessidade de aprimorar a atenção ao parto e nascimento, construindo alianças estratégicas por meio de estudos científicos e evidências.
A coordenadora Estadual do Método Canguru, médica neonatal da Sesau, Sirmani Frazão, destacou que a Estratégia Qualineo é um método do Ministério da Saúde para redução da mortalidade neonatal. “Estamos qualificando os cuidados e assistência aos bebês para que eles saiam da melhor maneira do hospital; melhor cognitivamente, sem sequelas. E para que isso aconteça, o monitoramento das ações é de grande importância, pois é baseado nos indicadores a nível nacional”, explicou.
Em Alagoas, a Maternidade Escola Maternidade Santa Mônica (EMSM) e o Hospital Universitário (HU) passam pelo monitoramento do Ministério da Saúde. “Por meio do gerenciamento dos dados obtidos nessas unidades criamos estratégias para monitorar a qualidade da assistência. Percebemos que, desde 2021, alguns dados vêm melhorando bastante. Por exemplo, no caso do contato pele a pele entre mãe e bebê, abaixo de um quilo e meio, saímos de 40% para 80% em 2024”, ressaltou a coordenadora Estadual do Método Canguru, Sirmani Frazão.
Durante o Fórum Perinatal, os participantes acompanharam a palestra Estratégia Qualineo ministrada pela tutora do Método Canguru do Centro de Referência Estadual da MESM, a terapeuta ocupacional Manuela Lima. Na oportunidade, ela explicou o que é a estratégia, como é executada e quais os benefícios para a assistência aos bebês internados nas maternidades de alto risco.
Agência Alagoas