×

Alagoas

Secretaria de Saúde é parceira do I Simpósio Alagoano de AVC

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma doença que afeta uma vida a cada seis segundos. Para levar conhecimento à população alagoana e alertar sobre a prevenção e o tratamento dessa doença, conhecida como derrame isquêmico ou hemorrágico, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com a Associação Ação AVC realiza, o I Simpósio Alagoano de AVC, nos dias 6 e 7 novembro, no auditório do Centro Universitário Tiradentes – Unit, em Cruz das Almas.

Em Alagoas, o Hospital Geral do Estado (HGE) aponta o AVC como o responsável pelo maior número de atendimentos, com 1.000 a 1.500 pacientes atendidos ao ano. Em relação ao número de óbitos, são cerca de 1,2 casos registrados ao dia.

Tida como a principal causa de morte e incapacidade de adultos no país, o AVC, quando não mata, torna 70% dos pacientes desempregados ou precocemente aposentados, gerando custos ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Tendo em vista a relevância do AVC no grupo de doenças crônicas com caráter previnível, a secretária-adjunta do Estado da Saúde, Rosimeire Rodrigues, acredita que o evento é uma oportunidade para divulgar o impacto da doença, formas de prevenção e tratamentos.

“Uma das principais armas na luta contra a doença é o conhecimento e, é fundamental que este saber seja instituído no ambiente de atuação”, pontuou Rodrigues.

De acordo com a presidente da Associação Ação AVC, Solange Sylos, desde 2010 são desenvolvidas ações para conscientizar a população de Maceió sobre a gravidade do assunto. Ela lembrou que neste 29 de outubro é celebrado o Dia Mundial do AVC, quando se é lembrada a importância da parceria na luta pela vida.

“Este ano nosso objetivo é propagar informação relevante e atualizada aos profissionais e estudantes da área da saúde em relação ao AVC”, informou Solange Sylos. Para ela, essa iniciativa vai contribuir com a capacitação do público das principais áreas de saúde para um melhor atendimento da população que requer acompanhamento multiprofissional.

Inscrições – Os estudantes, profissionais e residentes na área de saúde interessados em participar do I Simpósio Alagoano de AVC podem se inscrever por meio do site http://www.acaoavc.org.br/ até o dia 05 de novembro.

O evento tem ainda o apoio da Rede Brasil AVC, Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares (SBDCV) e Academia Brasileira de Neurologia (ABN).

Programação

O evento inicia na sexta-feira (06 de novembro), às 19h, com palestra de abertura sobre o tema “O AVC na nossa vida” e apresentação da Associação AÇÃO AVC, proferida pela vice-presidente da instituição, Maria Julia Vasconcelos. Ela também vai abordar sobre o atendimento pré-hospitalar no AVC.

De Salvador, o neurologista Pedro Antônio vai esclarecer sobre a temática Unidade de AVC e a enfermeira Ludmilla Muniz sobre o acolhimento e classificação de risco de pacientes com AVC, encerrando assim as atividades do primeiro dia do simpósio.

No sábado (07 de novembro), a programa inicia às 8h. O AVC isquêmico e seu tratamento, tratamento avançado do AVC isquêmico, fisioterapia no paciente com AVC: prática baseada em evidências, reabilitação cognitiva no paciente com AVC e o uso do CPAP no AVC águdo e crônico são as temáticas apresentadas no período da manhã.

Durante à tarde, os assuntos abordados serão Hemorragia Intraparenquimatosa, a Hemorragia Subaracnoidea, alterações fonoaudiológicas no AVC com foco na disfagia, a Terapia Ocupacional no paciente com AVC: quando e como? e AVC em jovens. No encerramento do evento, acontece a divulgação da campanha do AVC 2015.