×

Alagoas

Secretaria de Saúde e Exército firmam parceria

Reconhecido nacionalmente pela logística precisa utilizada em episódios como enchentes, acidentes e terremotos, a exemplo do ocorrido no Haiti, no início deste ano, o Exército Brasileiro se notabilizou como referência em se tratando de estratégia para atuar no auxilio a vítimas que necessitam de atendimento médico emergencial. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) firmou parceria com o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado para que estratégias de logística sejam repassadas aos condutores socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

“O Samu em Alagoas já representa um exemplo de resolutividade ágil e eficiente. E como estamos concretizando nosso projeto de implantá-lo em todo o Estado, é necessário também qualificar os profissionais. Para isso, estamos firmando uma parceria com o Exército para possibilitarmos que as técnicas de logística sejam absorvidas pelos socorristas, tornando-o ainda mais qualificado e um exemplo de que o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde pode ser ofertado com qualidade”, destacou o secretário da Saúde, Herbert Motta.

Para repassar os conhecimentos e as técnicas já implementadas pelos soldados do Exército, o comandante do 59º Batalhão, Cristiano Pinto Sampaio, afirmou que cursos serão ministrados aos socorristas do Samu.

“Estaremos repassando informações sobre planos de coberturas em eventos especiais, onde desenvolvemos estratégias para prestar um atendimento ágil e com qualidade. Pois, em momentos catastróficos, se faz necessário ter um mapeamento preliminar do território, dos recursos disponíveis e das vulnerabilidades”, ressaltou, após conhecer toda a estrutura da diretoria de Assistência Pré-Hospitalar da Sesau, que gerencia o Samu em Alagoas.