A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió está participando, mais uma vez, da pesquisa de Vigilância de Violências e Acidentes – VIVA Inquérito 2011. Iniciada no dia 1º deste mês, a pesquisa tem o objetivo de investigar, em duas unidades sentinelas de Maceió – Hospital Geral do Estado e Mini Pronto Socorro Assis Chateaubriand – a morbimortalidade por causas externas. A perspectiva é que mais de dois mil questionários sejam preenchidos.
A pesquisa, realizada em todas as capitais do país, segue até o final de setembro. Em Maceió, está sendo efetuada pelos alunos da área de saúde da Faculdade Interativa Tiradentes – FIT, que foram previamente selecionados e participaram, em agosto, de uma capacitação com o consultor do Ministério da Saúde, Juscelino Crisantino do Nascimento. À Secretaria Municipal de Saúde, coube a responsabilidade de fornecer aos participantes todo o material necessário para realizar a pesquisa.
O levantamento é realizado de dois em dois anos pelo Ministério da Saúde (MS). O principal objetivo é, no período de 30 dias, caracterizar as vítimas de violências e acidentes atendidas nos serviços de urgência e emergência selecionados em todo o território nacional.
“Essa pesquisa é muito importante para investigar os atendimentos por causas externas, como trânsito, intoxicação, violência e ataques por animais peçonhentos. Com isso, vamos ter como estimar esse tipo de atendimento para, assim, embasar as políticas de saúde pública necessárias ao enfrentamento desses agravos”, salienta a coordenadora geral de Epidemiologia da SMS, Nilce Tavares Mendes.