Entre as ações articuladas em busca da atenção integral à pessoa com deficiência, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa de Atenção a Pessoa com Deficiência (PAPD), inicia nesta quinta-feira (24), o Módulo I do Curso de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), que acontecerá todas as quintas-feiras, durante seis meses, das 8 às 11h, no Centro de Atenção ao Surdo (CAS), na Rua Ernesto Gomes Maranhão, s/n, Jatiúca – entre a feirinha do bairro e o Colégio Rosalvo Lobo.
O curso é destinado aos profissionais da área de saúde do município, incluindo os assistentes administrativos. “Nosso objetivo é de promover a socialização do deficiente auditivo ao ensinar cada vez mais pessoas a se comunicarem por esse método e, dessa forma, promovemos ações de inclusão”, explica Renata Nobre, coordenadora do Programa.
O PAPD é composto por uma equipe multidisciplinar e realiza ainda, visitas domiciliares aos pacientes cadastrados, reuniões mensais com os grupos de cuidadores e pessoas albinas com baixa visão, sala de espera, capacitação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), palestras sócio educativas, participação nos conselhos de direito, entre outras.
Com a implantação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, em 2012, por meio do Plano ‘Viver Sem Limites’, do Ministério da Saúde os serviços foram ampliados, oferecendo serviços de habilitação em cinco instituições; PAM Salgadinho,Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), , Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (Aappe), e Sociedade de Pestalozzi de Maceió.
Em Alagoas, segundo dados do Censo do IBGE de 2010, 859.515 pessoas possuem algum tipo de deficiência, sendo 536.248 visuais, 146.056 auditivas, 173.545 motoras e 59.954 com deficiência intelectual.