×

Alagoas

Secretaria de Saúde confirma 5 mortes em decorrência da leptospirose em Alagoas

A leptospirose pode ser confundida com uma gripe ou até dengue

Até o momento, 5 pessoas morreram em decorrência a leptospirose em Alagoas. Foi o que confirmou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) nesta terça-feira (20). Segundo o órgão, o número pode aumentar.

De acordo com a Sesau, os dados foram cruzados entre 30 de maio e 19 de junho deste ano, período chuvoso em Alagoas, que provocou inundação em diversos municípios do estado e ascendeu um sinal de alerta quanto ao aumento das doenças de veiculação.

A investigações apontam que as contaminações ocorreram em Maceió, onde há 4 mortes confirmadas e 2 em investigação. Em União dos Palmares uma morte também já foi confirmada. Há ainda 1 caso em investigação em Atalaia e mais 1 em Pilar.

Até o momento, 46 casos foram notificados (excluídos os óbitos). Desses, tem-se 11 confirmados e 36 em processo de investigação. O município com maior número de notificações é Atalaia (43%) e o com maior número de confirmações é Maceió (9).

Diante deste fato, ao sentir dores de cabeça, febre e dor muscular, podendo evoluir para icterícia (coloração amarela da pele), após utilizar água que não seja potável e transitar em locais alagados, é necessário procurar um posto de saúde mais próximo.

“Geralmente a leptospirose pode ser confundida com uma gripe ou até dengue, mas ao ingerir água não potável ou trafegar por locais com água suja, é bom já ficar atento aos sinais e sintomas”, recomenda a técnica do Programa de Combate às Zoonoses da Sesau, Silvana Tenório.