Skip to content

Secretaria de Recursos Hídricos emite alerta meteorológico com previsão de chuvas intensas

  • Home
  • Brasil/Mundo
  • Secretaria de Recursos Hídricos emite alerta meteorológico com previsão de chuvas intensas

Blog

Secretaria de Recursos Hídricos emite alerta meteorológico com previsão de chuvas intensas

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) emitiu neste sábado (30) o primeiro alerta meteorológico do ano, que demonstra a iminência de chuvas com intensidade moderada, capazes de gerar acumulados significativos em diversas regiões do estado.

As áreas do Litoral (incluindo a Região Metropolitana de Maceió), Zona da Mata e Baixo São Francisco serão as mais afetadas, com previsão de chuvas persistentes ao longo deste sábado, podendo estender-se até domingo (31).

As condições sinóticas atuais são marcadas pela atuação de cavados em baixos níveis da atmosfera, associados a um distúrbio ondulatório de leste. Esses fenômenos favorecem o aumento no volume de chuvas na metade Leste do Estado de Alagoas, podendo resultar em acumulados expressivos nas próximas 48 horas.

Diante desse cenário, a equipe da SPDEN/Semarh alerta para riscos de alagamentos, especialmente em áreas com deficiência de drenagem urbana, e para o potencial de cheias em pequenos riachos. Além disso, há elevado risco de deslizamentos em áreas de encosta.

Esses acumulados serão mais expressivos nas regiões ambientais do Litoral, Baixo São Francisco e Zona da Mata, mas é importante ressaltar que outras áreas do estado também podem ser afetadas, ainda que com menor intensidade. No entanto, até o momento, não há risco de transbordamento dos principais rios e lagoas de Alagoas.

A equipe da SPDEN/Semarh está em monitoramento constante das condições de tempo, além de acompanhar o nível dos principais rios do estado, informando ao Corpo de Bombeiros de Alagoas e à Defesa Civil, tanto estadual quanto municipais, sobre as situações que precisam de atenção e fornecendo atualizações adicionais.

Para acompanhar a previsão do tempo em tempo real e verificar os níveis dos principais rios, a população pode acessar o website da Semarh através dos links disponibilizados abaixo:

Previsão do tempo: http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao

Monitoramento dos rios: http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/monitoramento-hidrologicohttps://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/monitoramento-hidrologico

A SPDEN/Semarh recomenda que a população esteja atenta às recomendações das autoridades locais, evitando áreas de risco e tomando as devidas precauções para garantir a segurança de suas famílias e comunidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também