A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente de Maceió (Sempma) realiza, de 25 à 29 de novembro, a Jornada pela BiodiverCidade, evento em comemoração ao Ano Internacional da Biodiversidade. Dentre as ações estão os lançamento da Coletânea da Legislação Ambiental de Maceió e do Guia das Aves do Parque Municipal de Maceió, curso de Iniciação à Observação de Aves, plantio de coqueiros na orla, entre outras.
O destaque da Jornada é a identificação simultânea de árvores, que acontece no dia 25, a partir das 9h, em diversos pontos da cidade: Benedito Bentes, Murilópolis, Praça do Centenário, Praça Marechal Deodoro, Avenida Fernandes Lima e Jacarecica. Cerca de 500 árvores serão identificadas com placas contendo nome científico e popular das espécies. “A ideia é aproximar as pessoas, para que elas possam ter conhecimento, se identificar com as plantas e preservá-las”, afirma Ricardo Ramalho, secretário da Sempma.
Ano Internacional da Biodiversidade
A Assembléia Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2010 como Ano Internacional da Biodiversidade, com o propósito de aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade em todo o mundo.
Esta celebração é uma oportunidade para evidenciar a importância da biodiversidade para a qualidade de vida; refletir sobre os esforços já empreendidos para salvaguardar a biodiversidade até o momento, reconhecendo as organizações atuantes; promover e dinamizar todas as iniciativas de trabalho para reduzir a perda da biodiversidade.
Segundo a Unesco, com o Ano Internacional da Biodiversidade 2010, espera-se salientar a valorização dos objetivos das organizações que trabalham em todo o mundo para salvaguardar a biodiversidade.
Aumentar a consciência pública sobre a importância de salvaguardar a biodiversidade para a continuidade da vida na Terra, identificando e combatendo as ameaças subjacentes; aumentar a consciência sobre a importância dos esforços já empreendidos por governos e comunidades para salvar a biodiversidade, promovendo a participação de todos; incentivar os povos, organizações e governos a tomarem medidas imediatas necessárias à defesa da perda da biodiversidade são alguns dos objetivos do Ano Internacional da Biodiversidade.
Programação
25/11/2010
9 h – Valorização da árvore Mungubeira da Rua Gustavo Paiva – Mangabeiras
Residencial Jardim do Edem II – Avenida Gustavo Paiva – Mangabeiras
9h – Identificação simultânea das árvores da cidade
· Benedito Bentes
· Murilópolis
· Praça Centenário
· Praça Deodoro
· Avenida Fernandes Lima
· Condomínio Residencial Jacarecica
18h – Lançamento da Coletânea da Legislação Ambiental de Maceió
I Congresso Brasileiro de Direito Ambiental – Hotel Ritz Lagoa da Anta Urban Resort
26/11/2010
8h – Reafirmação da Imunidade ao Corte das Árvores Urbanas Notáveis, através do intercâmbio com os alunos do Colégio Higino Belo e Escola Tavares Bastos.
Árvores Imunes a serem visitadas:
Figueira – Escola Tavares Bastos
Craibeiras da Praça Santa Rita – Farol
9 h – Lançamento Guia das Aves do Parque Municipal de Maceió
Auditório da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente – Bebedouro
29/11/2010
8h – Plantio de coqueiros na orla da Pajuçara.
