×

Maceió

Secretaria de Finanças lança nota de serviço com QR Code

Levar mais segurança e comodidade ao cidadão. Foi com esse objetivo que a Secretaria Municipal de Finanças (SMF) lançou em junho deste ano uma nova versão da nota fiscal de serviço. A principal inovação no documento é a presença de QR Code, um tipo de código de barras que permite ao usuário confirmar a autenticidade do documento através de dispositivos móveis.

A novidade pode ser acessada por smartphone e tablet que tenham câmera e aplicativo leitor de QR Code, e otimiza o tempo do tomador do serviço. Anteriormente era necessário que se checasse a autenticidade da nota pelo site http://maceio.ginfes.com.br, gastando muito tempo ao preencher todos os campos necessários.

Para Gilberto Meister, coordenador do setor ISSWEB, a ferramenta traz vantagens para a população, já que atualmente muitas pessoas possuem smartphone. “Todo documento eletrônico precisa ser validado, ainda que esteja em formato impresso. A nota com QR Code acelera o processo de verificação, propiciando um ambiente favorável para a arrecadação do ISS, que é o Imposto Sobre Serviço” destacou.

Ainda segundo Meister, a ferramenta beneficia principalmente órgãos públicos e escritórios de contabilidade e pessoas jurídicas, que costumam trabalhar com grande quantidade de notas do gênero.

O modelo contempla ainda novos campos de informação, a exemplo de local de incidência do ISS, de regime especial de tributação e de observações com dados informativos gerados pela SMF. A medida fortalece a transparência e a segurança no processo tributário.

Nas próximas semanas a SMF vai lançar também a certidão de regularidade fiscal com QR Code.

Finanças Digital

Você sabia que a Secretaria Municipal de Finanças (SMF) disponibiliza diversos de seus serviços pela internet?

É muito simples e cômodo e você não precisa se deslocar da sua casa ou do trabalho para obter estes serviços e ainda evita filas. Basta acessar o site www.maceio.al.gov.br/smf.

Confira a lista completa dos serviços online da Finanças:

Emissão de guias de IPTU, ITBI e ISS e Taxa de Localização;
Requerimentos;
Certidões;
Nota Fiscal Avulsa;
Consulta de processos;
Renegociação de dívida ativa;
Situação cadastral do contribuinte;
Empresas excluídas do Simples Nacional;
Nota Fiscal Mobile (Emissão de nota fiscal de serviço via celular e tablet).