×

Cultura

Secretaria de Estado da Cultura divulga contemplados do Prêmio Audiovisual

A Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (SECULT) divulgou, no Diário Oficial do Estado, o resultado do edital do Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual em Alagoas. Cinco projetos foram selecionados pelos jurados: Clarissa Veiga; jornalista e diretora de TV, Marcos Sampaio; coordenador do Cine Sesi e Elinaldo Barros, escritor, professor e crítico de cinema, designados pela Comissão de Análise de Projeto da Secult para emitirem parecer técnico.

“Ao todo, 13 projetos foram avaliados. A Comissão acatou integralmente o parecer dos indicados pelos técnicos”, afirmou Cleonilson Alves, da superitendência de Fomento e Apoio a Cultura da Secult. Os prêmios de incentivo são voltados à criação de curtas metragens de 7 a 15 minutos. O concurso será realizado pela Secult, por intermédio do Programa Olhar Brasil – Núcleo de Produção Digital de Alagoas. Com recursos do Fundo de Desenvolvimento de Ações Culturais.

Sobre o critério de avaliação a originalidade e qualidade no roteiro foram os norteadores da escolha como exemplifica Marcos Sampaio, membro da comissão de análise dos projetos, “Além da qualidade no roteiro, e da originalidade, a viabilidade de no sentido de recursos disponíveis no mercado local foram fatores importantes.” explica Marcos.

Os cinco projetos premiados e três projetos suplentes foram: “O Matuto Zé Cará”, de Manuelle Moreira Gouveia Santos, – “Aquarela” – Lúcia Maria de Fátima Rocha, “De Amor e Outros Crimes”, de Pablo Lins Casado, “Guerreiros de Jorge”, Marco Aurélio de Oliveira Costa e “KM 58” de Weber Salles. Suplentes; “Sol Encarnado”, de Pedro da Rocha Oliveira Produções, “Alvorecer de Um Sonho” da Associação dos Artistas de Massaranduba e “Quentura”, de Marcelo Cabral de Araújo Jacques Gonçalves.

Um dos contemplados foi o curta O Matuto Zé Cará, de Manuelle Moreira que fala sobre a vida do pescador José Bejamim (Zé Cará) nascido no povoado de Poxim, localizado próximo a Jequiá, desde o nascimento de seus pais até as dificuldades de arrumar emprego, mostrando uma visão crítica e engraçada do cotidiano do interior. Utilizando-se da linguagem do cordel, com xilogravuras a animação terá como narrador o próprio personagem, Zé Cará. Baseado no trabalho de pesquisa da obra do cordelista alagoano Jorge Calheiros.

Manuelle Moreira que é a produtora do curta esta animada com sua primeira experiência em editais. “Esta sendo incrível saber do resultado, a melhor coisa que já aconteceu. Esse é o primeiro edital que participo e com o primeiro projeto também. Iniciativas como esta que a Secult promoveu devem continuar acontecendo para que novas oportunidades surjam” ressalta Manuelle

O prêmio tem um valor total de R$ 75 mil, originários do orçamento do Fundo de Desenvolvimento de Ações Culturais (FDAC) e serão distribuídos em 5 prêmios, cada um no valor de 15 mil reais, de acordo com a ordem decrescente de pontuação dos projetos selecionados. Os prêmios serão depositados em conta corrente dos selecionados. Os projetos premiados deverão ser finalizados no prazo máximo de 90 dias a contar do recebimento do Prêmio.

O edital foi lançado em maio deste ano e os interessados puderam se inscrever pelo site da SECULT, pelos correios e na própria sede da Secretaria. Todos os editais lançados pela Secretaria de Estado da Cultura estão disponíveis no site www.cultura.al.gov.br