Desportistas e autoridades compareceram em grande número ao evento
A imprensa esportiva alagoana atendeu em peso ao chamamento da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), para o ‘café da manhã’ realizado nesta terça-feira (18), nas dependências do Estádio Rei Pelé. Durante o encontro o governo fez um balanço positivo das ações do Esporte, além de uma palestra sobre a importância de Maceió ser o Centro de Treinamento da seleção de Gana durante a Copa do Mundo; lançamento do Juizado Especial do Torcedor e a inauguração da Central de Federações Esportivas Amadoras de Alagoas (CFEAAL).
Ao lado da secretária de Estado da Educação e do Esporte, Josicleide Moura, o secretário adjunto do Esporte, Jorge VI, abriu o encontro dando boas vindas e agradecendo a presença dos convidados. Durante a apresentação das ações da pasta, o adjunto fez um resumo da gestão destacando as primeiras reformas estruturantes do Trapichão em 2010, até o momento atual com as obras de melhorias em andamento visando a Copa do Mundo de 2014.
“Todos se lembram daquela época quando a nossa única e maior praça esportiva estava interditada devido às precárias condições e desgastes de sua estrutura. Havia riscos para os torcedores. Após entendimentos com o governador Teotonio Vilela foram autorizadas as reformas estruturantes com investimentos de R$ 13 milhões, que deixou o estádio moderno”, resumiu Jorge VI.
A seguir, o secretário fez uma apresentação das atividades da pasta, seus programas, projetos e investimentos do governo estadual no apoio ao esporte amador, citando o resgate dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal), que todo ano envolve cerca de sete mil alunos-atletas durante três meses em suas etapas municipais, regionais e estadual.
“Em Maceió, esta última etapa reúne em média mil participantes que ficam hospedados na Casa do Atleta Ministro Aldo Rebelo, no Trapichão, quando disputam as vagas para representar Alagoas nas etapas nacionais dos Jogos Escolares da Juventude e das Paralimpíadas Escolares”, disse Jorge VI, ressaltando que o governo de Alagoas é quem proporciona as viagens dessas delegações para outros estados onde se realizam esses jogos.
Bolsa Atleta Estadual – O secretário citou esse programa de governo como outra importante ação para apoiar os talentos do esporte alagoano. Todo ano são selecionados os 20 melhores atletas e paratletas que se destacaram em suas modalidades. Eles recebem uma bolsa mensal de um salário mínimo por um ano. “Procuramos manter os nossos talentos por aqui, mas muitos já alcançaram níveis maiores e têm que partir para os grandes centros de referências de suas modalidades”, explicou.
Estádio Vivo – Foi outro importante programa do esporte destacado pelo secretário, que vem desenvolvendo ações em parceria com federações esportivas. “Atualmente atendemos mais de 350 pessoas, entre crianças e adultos dos bairros circunvizinhos ao Trapichão, oferecendo gratuitamente modalidades esportivas de atletismo, vôlei de praia, tênis de mesa, judô, karatê, ginástica e xadrez”, explicou Jorge VI, lembrando que o Estádio Vivo foi reconhecido e contemplado pelo Ministério da Justiça, inserido no Programa Brasil mais Seguro.
Central de Federações – Foi inaugurada nesta terça. Segundo Jorge VI trata-se de um espaço destinado, sem custos, às federações esportivas amadoras devidamente cadastradas. “Sabemos das dificuldades dessas instituições para manter uma sede, um endereço, etc. Aqui elas poderão contar sala para reuniões, com apoio de uma secretária para atendê-los, receber suas correspondências e e-mails”.
Juizado Especial do Torcedor (Jet) – Durante a apresentação o secretário comunicou o lançamento dessa nova ferramenta para ajudar a coibir a violência durante os eventos esportivos. O Jet, que será instalado no Estádio Rei Pelé terá a competência para processar e executar os feitos criminais relativos a infrações de menor potencial ofensivo, especialmente as decorrentes da aplicação do Estatuto do Torcedor. “Esse espaço será composto de secretaria, recepção, salas do juiz, de audiência, do MP/AL, da OAB/AL e da Defensoria Pública”.
Maceió CTS – Foi a palestra ministrada pelo presidente do Comcopa Alagoas, secretário de Estado do Gabinete Civil, Álvaro Machado, que destacou importância de Maceió ter sido escolhida como Centro de Treinamento de Seleções (CTS) para a Copa 2104. Esse evento, segundo Machado, deixará um importante legado para Maceió. Além das obras estruturantes na cidade, as melhorias que estão sendo feitas na principal praça esportiva de Alagoas, como o Cefir, vão ficar à disposição dos clubes locais para possíveis trabalhos.
O governador Teotonio Vilela finalizou o encontro ressaltando a importância do esporte para a sociedade. “O esporte educa, ajuda na formação do caráter das crianças ensinando que na vitória ou na derrota, o importante é participar, competir”, reafirmou o governador ao analisar o balanço positivo das ações feito pelo secretário Jorge VI. “Por isso apoio o esporte como um todo. Agora mesmo vamos anunciar o nosso patrocínio aos clubes de futebol alagoano. Por quê? Porque o futebol além de divertimento também é uma ferramenta de inclusão social e ajuda a muitas pessoas”, frisou o governador.
O encontro contou com a participação do desembargador José Carlos Malta Marques, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL); secretário de Estado de Defesa Social,
Eduardo Tavares Mendes; vice-prefeito Marcelo Palmeira; secretário Municipal do Esporte, Pedro Vilela; juiz Celyrio Adamastor Tenório Accioly, titular do 3º Juizado Especial Cível e
Criminal da Capital (JECC); outras autoridades locais, presidentes de federações esportivas amadoras e representantes de clubes de futebol.
