×

Maceió

Secretária de Educação recebe homenagem de Fórum de Combate às Drogas

A Secretária de Estado da Educação e do Esporte, Josicleide Moura, foi homenageada nesta quinta (05), no encontro do Fórum Permanente de Combate às Drogas, que aconteceu no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). A solenidade firmou a parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e o Fórum, com o objetivo de fortalecer os projetos e campanhas de mobilização contra o uso de drogas.

Na ocasião, ao receber a homenagem, Josicleide Moura agradeceu o momento e destacou a importância da parceria e do fortalecimento de ações que explorem ainda mais o tema dentro das escolas.

“As ações da Educação no combate às drogas ganham força com o trabalho conjunto do Fórum. É uma oportunidade de promover maior conscientização sobre o tema e mudar a realidade de muitos jovens. As 320 escolas estaduais estão de portas abertas para o desenvolvimento das ações propostas e a Secretaria dará todo apoio necessário”, ressaltou.

Segundo a presidente do Fórum Permanente de Combate às Drogas e membro do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas, a professora do estado Noélia Costa, o órgão tem a função de promover uma aproximação de pessoas e entidades ligadas ao tema, mobilização, conscientização e, principalmente, fomentar políticas públicas na área para prevenção do uso de drogas.

“A Educação é o pilar de um indivíduo. É extremamente importante que as ações estejam acontecendo dentro de escolas, com o apoio de professores e gestores escolares. Com palestras, oficinas, capacitações, abordagem do tema dentro das salas de aula e a participação efetiva da família, é possível provocar uma mudança de paradigmas”, explicou.

A Escola Estadual Afrânio Lages, localizada no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada (Cepa), foi a primeira da rede a receber um projeto piloto do Fórum e já alcançou resultados positivos quanto à participação e interesse da comunidade escolar.

“Com a mobilização, a família se aproxima da escola e há um melhor acompanhamento da vida do estudante, que se sente mais amparado diante de dificuldades e, por meio de informações, consegue perceber o impacto e os malefícios das drogas”, observou Noélia.