×

Alagoas

Secretaria de Educação orienta estudantes sobre processo de chancela de históricos

Após divulgação das notas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e inscrições junto ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, inicia a maratona dos estudantes para agilizarem os documentos necessários à efetivação da matrícula, dentre eles, o histórico escolar do Ensino Médio chancelado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Gestão do Sistema Estadual de Educação.

De acordo com a inspetora escolar Rosa Maria Gomes de Melo, a chancela de históricos para estudantes de escolas da rede privada de Maceió deve ser solicitada no antigo prédio sede da 1ª Gerência Regional de Educação (Gere), localizado na Rua Melo Moraes, número 426, no Centro. O horário de atendimento ao público permanece das 8h às 12h e das 14h às 16h.

Quanto aos estudantes da rede pública da capital ou do interior, bem como para escolas particulares do interior, a solicitação da chancela deve acontecer nas respectivas Geres.

“Para solicitar a chancela, o interessado deve apresentar o histórico escolar original, além das cópias do RG e da pasta individual do aluno, a ser adquirida na secretaria da respectiva escola. Para escolas particulares da capital extintas, é preciso apresentar cópia do RG e a pasta da escola anterior”, explicou Rosa.

Ainda segundo a inspetora, o prazo médio para a emissão da chancela é de no máximo oito dias a partir da data de solicitação.

Certificação do Enem

Já para aqueles que desejam utilizar o Enem para obter a certificação de conclusão de ensino médio, o atendimento prossegue no setor de Supervisão de Inspeção e Orientação da Seduc, na sala 13 da Escola Estadual José Correia da Silva Titara, no Cepa, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Para solicitar o certificado, o candidato precisa ser maior de 18 anos e apresentar pontuação mínima de 450 pontos nas quatro áreas de conhecimento e 500 na redação. Para emitir o documento, o candidato precisa apresentar documentos de identificação pessoal (RG e CPF) e boletim de desempenho no Enem.