A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), por meio da Coordenação de Educação Ambiental (Creamb), reafirmou a parceria já existente com o Instituto Lagoa Viva, que tem como objetivo buscar a capacitação de educadores ambientais, por meio de seminários de formação continuada, debatendo questões socioambientais pertinentes à realidade de cada comunidade.
De acordo com o secretário Thomaz Beltrão, a parceria visa aperfeiçoar, com várias ações, uma maior interação entre os alunos, professores e toda a comunidade escolar, conscientizando-os em relação à preservação do meio ambiente. “A ideia é a promoção de palestras e oficinas que estimulam a sensibilização do ser humano no que diz respeito ao meio ambiente”, explicou.
Lagoa Viva
O Projeto Lagoa Viva abrange dezenas de municípios de Alagoas e busca trazer uma mudança educacional e de postura para jovens, crianças e professores com relação às questões ambientais, por meio de palestras e oficinas. Tem como fator preponderante a reorientação do ensino para a sustentabilidade planetária, o aumento da consciência pública e a promoção do desenvolvimento de pessoas, na qual a integração com o meio ambiente se torna premissa básica e decisiva da educação ambiental.
O Programa de Educação Ambiental nasceu da preocupação com o nível de degradação em que se encontrava o Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM), resultando em consequências danosas às comunidades que estão no seu entorno e na redução das formas de vida das espécies, da fauna e flora, produtos pesqueiros e atividades turísticas da região.
