Objetivo é proporcionar oportunidades de conhecer outras culturas
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), levará 100 alunos da rede estadual de ensino para fazerem intercâmbio no exterior. O Programa Sergipe Para o Mundo tem como objetivo proporcionar aos estudantes da rede pública as mesmas oportunidades que os alunos de colégios particulares têm de conhecer outras culturas e aprender outros idiomas.
O programa é coordenado pela Assessoria Internacional da Secretaria de Estado da Educação, composta dos assessores Nádia Maria Cardoso, Ewerton Santos e Célia Gil. A proposta é que a partir do segundo semestre de 2016, a Seed leve 100 alunos para o Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Argentina, Uruguai, Chile, Espanha e Grã-Bretanha.
Os intercambistas passarão um semestre letivo em outro país, onde conhecerão a cultura local, aprenderão o idioma e participarão de diversas atividades. Eles ficarão hospedados em residência familiar e receberão do Governo de Sergipe uma bolsa no valor de R$ 800,00 por mês para se manterem. Além disso, eles terão também seguro de vida e vão ganhar um tablet para auxiliar nos estudos e na comunicação com familiares e amigos no Brasil.
De acordo com Nádia Cardoso, os estudantes não terão prejuízos na parte pedagógica ao retornarem ao Brasil. “Não haverá prejuízo no semestre letivo dos alunos, pois será feita a validação, ou seja, uma equivalência de todo o conteúdo estudado lá com o conteúdo que seria trabalhado no Brasil”, disse.
Antes de viajarem, os alunos passarão por um curso de inglês e de espanhol, que será ofertado pelo Programa Sergipe Para o Mundo.
Vagas e critérios
A viagem de intercâmbio será destinada a alunos do 2º ano do ensino médio que tenham entre 14 e 17 anos. A seleção atenderá a alguns critérios, como ter média 7,0 em português e matemática no ano anterior, ter cursado e sido aprovado no curso de Línguas que será oferecido pelo Programa Sergipe Para o Mundo, além do curso de Cultura Sergipana e Nacional.
Serão oferecidas 100 vagas ao todo, que serão distribuídas proporcionalmente ao número de alunos por Diretoria Regional de Educação. Para a DEA, serão 18 vagas; DRE 1, oito vagas; DRE 2, 10 vagas; DRE 3, 12 vagas; DRE 4, seis vagas; DRE-5, quatro vagas; DRE 6, 14 vagas; DRE 7, oito vagas; DRE 8, 14 vagas; e DRE 9, seis vagas.
