Agosto é o Mês do Folclore, instituído como forma de preservar e valorizar a cultura popular, além de manter vivas as nossas raízes. A data oficial é celebrada em 22, mas, durante todo o mês é celebrado.
Nesse contexto, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) da Prefeitura de Penedo promove diversas ações em unidades de ensino das zonas urbana e rural.
A iniciativa faz parte do projeto Conhecer e Aprender, idealizado pela pasta administrada pelo secretário Luciano Lucena, desenvolvendo atividades que abordam manifestações folclóricas, danças, lendas, contos e encenações com personagens e narrativas da cultura popular brasileira.
“Em agosto, celebramos o folclore e nosso projeto Conhecer e Aprender trouxe essa riqueza cultural para dentro das salas de aula da nossa rede. A iniciativa da SEMED em criar projetos mensais para datas comemorativas tem se mostrado um sucesso, pois conecta nossos estudantes com temas relevantes de forma lúdica e educativa”, enfatizou a coordenadora do projeto Conhecer e Aprender, Anabel Vicente.
Ao longo de agosto, várias escolas desenvolveram atividades relacionadas ao tema. Porém, o projeto Conhecer e Aprender concentrou suas ações em três unidades: Escola Professora Helena de Oliveira (COHAB), Escola Professor Arlindo Ferreira (Campo Redondo) e Escola Professora Maria da Glória Pimenteira (Ponta Mofina).
O objetivo é ir além da transmissão de conteúdo, afirmou a coordenadora. “Queremos que as crianças se sintam parte da nossa cultura, valorizando a diversidade de lendas, danças e tradições que compõem o nosso folclore. Os projetos elaborados focados no folclore, serviram para despertar a curiosidade e o senso de pertencimento em cada aluno, mostrando que a educação também se faz por meio da valorização das nossas raízes. Estamos orgulhosos do engajamento dos professores, coordenadores e, principalmente, dos estudantes. Esse é o caminho para uma educação mais completa e significativa”, encerrou Anabel Vicente.
Secom – PMP

