×

Alagoas

Secretaria de Educação capacita tutores de 23 municípios alagoanos

Curso é voltado para capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos

O Governo de Alagoas, por intermédio da Secretaria da Educação e do Esporte (SEE), realiza até a próxima sexta-feira (26), no auditório do Village Barra Hotel, em Barra de São Miguel, o curso Capacitação de Tutores do Programa Formação pela Escola. Participam da atividade técnicos de 23 municípios alagoanos ligados às Secretarias Municipais de Educação.

O Programa Nacional de Formação Continuada à Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola – visa fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.

Segundo a gerente de formação da SEE, Tereza Neuma, o curso é voltado para a capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada. “A meta do Governo é fortalecer a rede de parceria, com envolvimento desde os que estão na ponta, como são os casos dos conselheiros, até o gestor maior, que é o secretário municipal de educação”.

Durante a capacitação, os técnicos dos municípios que serão multiplicadores do programa conhecem os detalhes da execução das ações e programas da autarquia, como a concepção, as diretrizes, os principais objetivos, os agentes envolvidos, a operacionalização, a prestação de contas e os mecanismos de controle social. “Nosso propósito é estimular a participação da sociedade nessas ações e a capacitação tem como finalidade formar os multiplicadores para os municípios alagoanos”, ressalta Tereza Neuma.

Para a técnica responsável pelo curso, Ana Paula Barras, o objetivo é tornar aptos os técnicos que atuam nas plataformas moodle e EFNDE, que são ambientes de aprendizagem de salas de aula virtual. “Os participantes do curso atuarão como tutores nos seus municípios e também em regime de parceria com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte”.

A coordenadora pedagógica de São José da Tapera, Marta Melo, participa pela primeira vez da capacitação e destaca a importância do curso para a formação profissional, bem como para a melhoria da qualidade da gestão. “Além de adquirir mais conhecimentos sobre os programas e a política de financiamento da rede de ensino, a capacitação vai contribuir para o gerenciamento da comunidade escolar”, diz.

Já a técnica da Secretaria Municipal de Educação de Olho D’Água do Casado Mônica Cavalcante assegura que a formação vai proporcionar uma melhor visão sobre as ações desenvolvidas pelo Fundeb. “Vamos adquirir os conhecimentos básicos de todos os programas que financiam a educação nos municípios e repassá-los para a comunidade escolar”.

A capacitação, que tem carga horária de 60 horas, tem como propósito contribuir para a melhoria da qualidade da gestão e fortalecimento do controle social dos recursos públicos destinados à educação.