×

Maceió

Secretaria de Assistência Social vence prêmio nacional da capital

A Secretaria de Assistência Social de Maceió (Semas) foi premiada durante o II Seminário de Direito e Assistência Social, realizado este mês em Brasília. A Semas foi a grande vencedora da categoria “Aspectos Jurídicos e Institucionais do Sistema Único de Assistência Social – (Suas) com o trabalho “Matricialidade Sociofamiliar e Política Pública de Assistência: Considerações Importantes”, recebendo um certificado de menção honrosa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), responsável pela organização do evento.

O pôster apresentado retratou o modelo de intervenção desenvolvido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Santa Lúcia com foco no atendimento a famílias. Desenvolvido pela assistente social do Creas, Márcia Maria dos Anjos, esse projeto monitorou as necessidades e os problemas vivenciados por maceioenses gerando pontos que mapearam os investimentos nos trabalhos relacionados à cidadania e à emancipação humana, dentro e fora das comunidades monitoradas.

Para Márcia Maria o certificado de Menção Honrosa é um reconhecimento do trabalho e das ações desenvolvidas pelo Creas. “Isso reflete a dedicação e o compromisso de toda a equipe em qualificar e aprimorar cada vez mais os serviços ofertados à população”, destacou a assistente social.

Para a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, esse tipo de iniciativa faz a diferença e causa grande impacto na qualidade de vida dos usuários dos programas sociais. “O reconhecimento do MDS mostra a qualidade do trabalho desenvolvido pelos profissionais do órgão nas nossas unidades”, destacou.

Ao todo, as Diretorias de Proteção Social Básica e Especial da Semas levaram nove projetos ao Distrito Federal. O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Cidade Sorriso apresentou quatro projetos: o “Horta verde, que te quero verde”, que trabalha a preservação do meio ambiente e a importância do desenvolvimento sustentável para o bairro do Benedito Bentes; Atenção às gestantes, priorizando a qualidade de vida das beneficiárias do Gestante Mais Nutrida – o programa da Semas que concede alimentação complementar às gestantes que se encontram em situação de vulnerabilidade na capital; “Cidadania Ativa: uma experiência com o grupo de idosos”; e “Democratização do acesso aos direitos socioassistenciais dos usuários através da gestão territorial”.

Também foram expostos os projetos no Seminários de Direitos e Assistência Social os projetos “A função pedagógica das ações educativas realizadas pelo Creas e sua contribuição para à promoção dos direitos humanos junto à comunidade”, “Benefício Eventual: Conquista Histórica”, que tratou da regulamentação da Lei dos Benefícios Eventuais; e “O acesso ao benefício da carteira de passageiro especiais’.

A premiação foi realizada pela secretária nacional de Assistência Social Denise Collin, que entregou às assistentes sociais da Semas Denaide Oliveira, coordenadora geral dos Cras, Welida Santos, coordenadora geral de Benefícios Assistênciais, além de Márcia Maria dos Anjos e Roseane Farias, o certificado de menção honrosa pelo primeiro lugar entre os melhores pôsteres apresentados na categoria Aspectos Jurídicos e Institucionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas).