Com objetivo de melhor acomodar as crianças e adolescentes que vivem no local, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió (Semas) iniciou uma reforma na sede do Projeto Acolher. Atualmente, moram na casa 22 crianças e adolescentes na faixa etária de 7 e 17 anos. São meninos que sofreram violência doméstica, maus tratos e abandono e tiveram vínculos familiares rompidos. Essas crianças são encaminhadas pelo Conselho Tutelar e Juizado da Infância e Juventude.
A reforma contempla os quartos dos adolescentes, que ganharão armários, camas e ventiladores novos, as instalações elétricas e hidráulicas, a cozinha e o telhado.
O secretário municipal de Assistência Social, Francisco Araújo, informou que a equipe da Semas fez várias tentativas de alugar outro imóvel para acomodar as crianças do Projeto Acolher, no próprio bairro, mas não logrou êxito. “Resolvemos fazer a reforma na própria sede e adequá-la da melhor forma para as nossas crianças, já que o engenheiro da Semas detectou nos outros imóveis que estariam disponíveis, um alto grau de deterioração”, explicou ele.
O projeto Acolher dispõe de uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, pedagogos e assistentes sociais, que trabalha as crianças com atividades educativas, reforço escolar e jogos. O projeto também mantém parcerias com instituições privadas, como o instituto Guri e o Jaraguá Tênis Clube, onde as crianças são beneficiadas com diversas atividades.