Em comemoração ao Dia Nacional de Adoção – 25 de maio -, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Maceió vai realizar, nos dias 26 e 27 de maio, o seminário “Adoção e Convivência Familiar – Uma Questão em Debate”. A abertura do evento acontecerá quarta-feira (26), no auditório da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), a partir das 19h30.
Segundo a coordenadora da Casa de adoção Rubens Colaço, Maria da Consolação, o seminário tem o objetivo de conscientizar a sociedade de que existem crianças nos abrigos à espera de uma família substituta. “Esperamos que os frutos desse seminário sejam o aumento do número de crianças adotadas. Essas crianças estão à espera de um lar e, principalmente, de amor”, ressaltou.
Para o secretário Francisco Araújo, a Prefeitura de Maceió, por meio da Casa de Adoção Rubens Colaço, vem dando as condições necessárias para que as crianças sejam bem recebidas e atendidas, enquanto esperam uma família. “Esse seminário será um momento de reflexão sobre esse tema e com certeza incentivará a população à adoção”, disse.
O seminário abordará os temas: A Nova Lei de Adoção; Aspectos Psicossociais da Adoção Mal Sucedida; Entraves e Problemas no Processo de Adoção; Abrigamento Institucional x Adolescentes em Conflito com a Lei; e a Percepção da Adoção Enquanto Garantia de Direitos nos Novos Modelos de Famílias Adotados e Adotantes. Além disso, haverá debates e depoimentos de famílias que optaram pela adoção.
O seminário será aberto a profissionais da área, estudantes e à sociedade. Na quinta-feira (27), o evento será iniciado às 8h.
