×

Maceió

Secretaria de Assistência Social descentraliza serviço de atendimento

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio da Diretoria de Proteção Social Básica (DPSB), capacitou os novos cadastradores e digitadores do Cadastro Único (CadÚnico) que irão trabalhar nos seis Centros de Referência de Assistência Social (Cras) distribuídos na capital.

Ao todo, 20 pessoas receberam treinamento. O objetivo da contratação desses novos digitadores é descentralizar a atualização do Cadastro Único, que antes era feita somente na sede do programa Bolsa Família e agora pode ser realizada nos Cras.

A capacitação foi dividida em duas etapas: a primeira foi a parte teórica e, na segunda, etapa, eles colocaram em prática o que aprenderam e puderam tirar as principais dúvidas em sala de aula. O treinamento foi regido pelo Manual de Cadastramento do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e da base de dados do Cadastro Único.

Em Maceió, existem 109 mil famílias cadastradas na base de dados do CadÙnico e oito mil famílias que precisam atualizar o cadastro. Essas famílias estão há dois anos sem atualizar o cadastro e, com isso, poderão ter inúmeros benefícios suspensos, como a carteira do idoso, redução da taxa de energia elétrica, programa Bolsa Família e outros.

Para o coordenador geral do Cadastro Único, Felipe da Matta, a descentralização do atendimento vai facilitar a vida dos usuários. “Vamos beneficiar a população de baixa renda de forma que ela não precise se deslocar até a sede, podendo, assim, atualizar o Cadastro Único em qualquer Cras, próximo de sua residência”, disse.

“Iremos implantar a base de consulta em todos os Cras, para que sejam atualizados os cadastros dos beneficiários. As famílias que precisam fazer um novo cadastro ou atualizar deverão ir a um Cras”.