Para inspecionar as melhorias implementadas no Hospital Geral do Estado (HGE), a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, fez uma visita às principais alas da unidade hospitalar nesta segunda-feira (24). Além de acompanhar o fluxo de atendimento percorrido pelos pacientes, a gestora da saúde percorreu as áreas de dispensação de medicamentos, insumos e de controle biológico.
A primeira parada foi no setor de classificação de riscos. Ainda na recepção do HGE, a secretária conversou com pacientes e familiares, além de escutar os relatos feitos por eles. “A intenção é acelerar mesmo esse percurso do atendimento, entender onde há entraves e solucionar possíveis deficiências”, afirmou a secretária.
Elevador
Com os elevadores para o transporte de pacientes parados, após anos recebendo apenas pequenos reparos, a secretária se reuniu com o técnico responsável pela modernização do equipamento e garantiu que ele terá seu funcionamento restabelecido nesta terça-feira (25). Até o mês de dezembro, o segundo elevador, que também passa por modernização, voltará a operar.
Área Azul
Os pacientes que aguardavam algum tipo de atendimento nos corredores do Ala Azul também receberam atenção especial. Acompanhada da médica plantonista, a secretária pediu uma avaliação dos prontuários e solicitou encaminhamento nos atendimentos.
Enfermarias
Como ainda há enfermarias que necessitam de reparos estruturais, a secretária e o gerente da unidade, Carlos Alberto Gomes, deixaram o local com as primeiras medidas agendadas.
“Vamos aproveitar esse período sem chuvas para iniciar as obras e abrir mais espaço para as internações. Mais leitos que irão desafogar algumas áreas que vivem sobrecarregadas. A compra de alguns materiais já aconteceu. E nesse tempo esperamos a liberação de alguns processos para dar continuidade às melhorias”, pontuou.
Ortopedia
Após observar que muitos pacientes têm como destino a Ala Ortopédica, a secretária conversou com os colaboradores do setor. Outras áreas que passaram por recentes reestruturações foram apresentadas pela nova administração do HGE, a exemplo do Controle de Produtos Biológicos.
Agora, todo o processo é feito sem o contato físico dos profissionais e os produtos, evitando, assim, a contaminação pelo manuseio incorreto. Para isso, uma engenheira química fica no controle para a dispensação dos materiais.
A farmácia, o almoxarifado e o setor de manutenção de equipamentos também receberam a visita da secretária. A inspeção foi acompanhada pela secretária executiva de Ações de Saúde, Rosimeire Rodrigues, e pela gerente administrativa do HGE, Mônica Medeiros.
