Nesta sexta-feira, 2, o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, recebeu representantes da Confederação Nacional dos Médicos (CNM) e do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed) para tratar de assuntos relacionados à saúde pública em Sergipe. A reunião foi realizada na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e, durante o encontro, o secretário explicou algumas medidas já adotadas pelo Governo de Sergipe para garantir melhorias no atendimento de saúde à população.
Para o Secretário Almeida Lima, a visita foi positiva porque serviu para que a SES esclarecesse projetos e estratégias estabelecidas em relação aos serviços da Rede Estadual de Saúde. “Fomos transparentes, tratamos das nossas dificuldades e mostramos as inúmeras mudanças que já foram desencadeadas no âmbito da saúde nos últimos 120 dias. Mesmo com grandes impasses enfrentados, as soluções já são evidentes no que diz respeito ao processo de reestruturação dos fluxos nos hospitais da capital e do interior. A visão apresentada pelos órgãos coincide com a nossa visão, a exemplo do reforço dispensado à rede estadual em apoio ao Huse, no sentido de reduzir a superlotação”, declarou o secretário.
De acordo com Geraldo Ferreira Filho, presidente da CNM, é fundamental o estabelecimento de um diálogo entre a categoria dos médicos e a SES que resulte em ações pontuais de melhorias. Segundo Ferreira Filho, a realidade dos hospitais sergipanos não difere da realidade dos hospitais de urgência das demais capitais brasileiras. “Detectamos encaminhamentos feitos pela SES, que podem significar melhorias para a saúde pública em Sergipe. Apontamos e solicitamos algumas providências para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), a exemplo da ampliação de leitos e realização de concurso público para completar as escalas, questões que são defendidas pela Secretaria”, pontuou.
