×

Negócios/Economia

Secretaria da Pesca apresenta detalhes do Programa de Novas Tecnologias

Programa vai aumentar a produção de camarão na região

O superintendente de industrialização e comercialização do pescado da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq), Jefferson Machado, participou de reunião, nesta terça-feira (24), representando o secretário da pasta, Regis Cavalcante, que tratou sobre o Programa de Novas Tecnologias. O projeto foi aprovado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura que assegurou recursos na ordem de R$ 200 mil. O objetivo do Programa é agregar valor e aumentar a produção de camarão no município de Piaçabuçu.

A reunião aconteceu na Colônia de Pescadores Z-27, de Pontal do Peba. Neste primeiro momento foi apresentado o projeto com detalhes e explicado a necessidade da contrapartida para que a ação se concretize o mais rápido possível. Além dos pescadores e defumadores da região, a prefeita Lúcia Marinho e o secretário de agricultura e pesca, Joaquim Eugênio, de Piaçabuçu, também participaram do encontro.

“Viemos apresentar o projeto de beneficiamento de camarão para que os pescadores e suas famílias possam profissionalizar e aumentar a capacidade de produção do produto, visto que ainda estão realizando a defumação de forma precária e insalubre. No momento é um projeto piloto, com uma capacidade para 800 quilos por dia. A prefeita e sua equipe estão totalmente dispostos em arcar com o projeto, que para o município, é a aquisição de um local, como um galpão para instalar o maquinário e demais materiais”, explicou Jefferson Machado.

De acordo com a prefeita, o primeiro passo é fundar uma associação dos defumadores, em seguida conseguir um local para instalação da defumadora e beneficiadora, e logo após iniciar o projeto piloto. A ideia é aumentar a produção e o maquinário.

“No que depender da prefeitura esse projeto estará se concretizando o mais rápido possível. Queremos regularizar a atividade que é tão característica do Peba e até exporta para a Bahia. Esperamos que os pescadores se organizem e tenham a visão adequada para finalmente comercializarem com o selo de qualidade, aumentando a renda e melhorando a economia da região”, disse Lúcia Marinho.

O pescador Lourival de Medeiros disse que o projeto de beneficiamento e defumação do camarão é uma mudança esperada há algum tempo. ” Tudo vai mudar, desde as condições de trabalho e higiene até nossa renda. Poderemos convidar os turistas para conhecerem as instalações despreocupados. Vai gerar desenvolvimento, organização e aumentar nossas rendas, para exportarmos nosso camarão cada vez mais”, observou Lourival.

Projeto

O projeto piloto de processamento de camarão consiste na aquisição de máquina de fabricação de gelo em escamas, caixas térmicas em formato de monoblocos para conservação do camarão beneficiado e fresco, caixas térmicas em grande volume para armazenamento do produto.

Para a defumação, a aquisição de defumadores industriais em inox com aquecedores a gás para secagem e defumação em um só processo, reduzindo e otimizando o tempo de beneficiamento. A higienização da mão de obra, através da aquisição de uniformes, botas, máscaras, luvas, facas e demais utensílios para o desempenho da função.

Serão adquiridos também pias, piso, bancadas em inox, trituradores de lixos orgânicos, todos os itens para tratamento das águas residuais e utilização posterior como biofertilizantes. Para o produto final, serão adquiridos sacos plásticos e laminados, máquinas de embalar e seladoras com datas, para embalagem do camarão defumado.