A Superintendência de Promoção Cultura da Paz da Secretaria de Estado da Promoção da Paz (Sepaz) esteve reunida, na tarde de quinta-feira (5), com representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió para discutir ações de promoção da cultura de paz e não violência.
O superintende Adalberon Sá Júnior apresentou as ações desenvolvidas pela Sepaz às representantes do órgão municipal e propôs a criação de um fórum para discutir e definir ações conjuntas de prevenção à violência. A proposta foi aprovada pelos participantes da reunião.
O fórum será um ambiente de debates e proposições entre o Estado e os municípios que possuem os maiores índices de violência com a finalidade de elaborar uma agenda conjunta para a promoção da cultura de Paz. O Fórum Unificado de Cultura de Paz e Não Violência de Maceió será o primeiro evento planejado e deve acontecer em 31 de julho. O evento reunirá representantes das diversas secretarias com atuação na capital.
Serão convidadas as Secretarias de Estado da Defesa Social (Seds) e da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, bem como as Secretarias Municipais de Assistência Social e Educação, Esporte e Lazer, além de representantes do Poder Judiciário. Durante o evento, cada órgão apresentará suas ações no campo da prevenção da violência e promoção de cultura de paz e traçarão uma agenda de ação unificada.
“Esta reunião é um marco para a construção de uma agenda única de ações integradas de prevenção às violências em nossa cidade. Trabalharemos de forma colegiada para promover a paz em Maceió e certamente teremos este mesmo espaço em outros municípios”, disse Adalberon Sá.
Participaram da reunião o diretor de Sensibilização e Mobilização da Sepaz, Amaro Jorge, a coordenadora municipal de Promoção da Saúde, Alba Valéria, a coordenadora geral de Epidemiologia de Maceió, Nilce Tavares, e a representante do Núcleo de Prevenção à Violência e Promoção da Cultura de Paz do Município de Maceió, Rozali Costa.
