Professores das redes públicas de ensino Alagoas podem se inscrever até o dia 15 de julho para a o Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas. A capacitação é gratuita e será oferecida na modalidade de educação à distância. As aulas vão de agosto deste ano a abril de 2013 e fazem parte do programa federal “Crack, é possível vencer”.
Segundo o secretário de Estado da Promoção da Paz e coordenador das ações do programa em Alagoas, Jardel Aderico, o curso é importante porque tem como objetivo formar esses educadores para elaborar e implementar projetos de ações preventivas nas escolas. “A finalidade do curso é contribuir com o fortalecimento da comunidade escolar na prevenção ao uso de drogas”, avalia Jardel.
Segundo o secretário, a expectativa é de que 3 mil educadores alagoanos de mais de 400 escolas façam o curso, que resulta de parceria entre o Ministério da Educação, a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e a Universidade de Brasília (UnB).
Os educadores que se inscreverem deverão ter acesso à internet e disponibilidade semanal para estudo e realização das atividades exigidas pelo curso.
As inscrições podem ser feitas através do link disponível no site www.paz.al.gov.br.
O curso
O curso será ofertado na modalidade de extensão universitária, é gratuito e dirigido aos educadores das escolas públicas. A abordagem de temas referentes à prevenção do uso de crack e outras drogas dentro do contexto escolar será o foco da capacitação.
Cada escola deve inscrever um grupo de, no mínimo, cinco e, no máximo, dez educadores. O professor que se inscrever receberá um conjunto de material pedagógico, composto de livro, texto e DVD.
Composto por quatro módulos temáticos, o curso tem ainda um módulo prático onde, ao final, o grupo de professores de cada escola deverá apresentar um projeto de prevenção, específico para a realidade daquela escola. O projeto deve levar em conta a realidade escolar e a sua articulação com os recursos existentes na comunidade. Os professores que fizerem o curso receberão um certificado de 180 horas expedido pela Universidade de Brasília (UnB).
Informações e dúvidas
Secretaria de Estado da Promoção da Paz
diretoriadeprevencao.sepaz@hotmail.com
(82) 3221.2471
