Alertar e esclarecer as crianças e adolescentes acerca de temas recorrentes em seu cotidiano, como gravidez na adolescência, trabalho infantil, violência doméstica e familiar, entre outras iniciativas.
Esse é o objetivo que a Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos deseja atingir ao longo deste mês com ações sociais nas Escolas Estaduais Deputado Nenoí Pinto e Geraldo Melo dos Santos, no Colégio São Judas Tadeu, no Senai Poço e na Escola ViraVida.
Trata-se de uma iniciativa da Superintendência de Políticas para a Criança e o Adolescente e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca). O projeto teve início em 19 de agosto, no auditório da Associação dos Pais e Amigos Leucêmicos de Alagoas (Apala), através do Conselho Tutelar em perguntas e respostas sobre assuntos pertinentes à criança e ao adolescente no Estado.
Próximos encontros
Na manhã do próximo dia 9 (terça-feira), na Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos, a representante da Semas, Eunice Novaes, abordará a Escola no combate ao trabalho Infantil. No dia 11, escolas da rede estadual pública e privada participarão das palestras Como se proteger de ataques de pedófilos e de cibercriminosos e Segurança nas Redes Sociais, que serão conduzidas, respectivamente, pelo delegado da Polícia Federal em Alagoas, Políbio Brandão, e do consultor técnico da Gazeta de Alagoas Valdick Sales.
O encontro será realizado no auditório do Senai, no bairro do Poço das 9 às 12h.
Na tarde do dia 17, a psicóloga clínica hospitalar Elma Liliane conduzirá debate sobre Violência doméstica e familiar. No dia seguinte (18), o tema A escola no combate ao trabalho infantil será discutido por Eunice Novaes (Semas). Ambos os encontros acontecerão na Escola Estadual Deputado Nenoí Pinto, no Clima Bom, às 14h.
No dia 19, no mesmo horário, a psicóloga da Semas, Malba Cavalcante, explorará a temática Gravidez na adolescência.
A programação prosseguirá até o fim deste mês de setembro.