×

Alagoas

Secretaria da Mulher prestigia a Segunda Parada do Orgulho Gay de Paripueira

Animação e irreverência marcaram o evento, liderado pela Drag Queen Shineider

A Secretária da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Kátia Born, foi a madrinha da Segunda Parada do Orgulho Gay de Paripueira realizada nesse domingo (16). O evento foi realizado pela Associação Arco Iris (LGBT) – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais daquele município, localizado a 44 quilômetros de Maceió, e reuniu mais de duas mil pessoas.

Em um clima de alegria e tranquilidade, as pessoas fizeram um trajeto que começou na Praça do Norte seguiu por toda extensão da Avenida Antônio Reinaldo e terminou nas proximidades do Restaurante da Gaúcha. A animação da festa ficou por conta do Trio Elétrico Maracaju – que estava enfeitado com as cores do arco íris (símbolo gay) – liderado pela Drag Queen Shineider.

Kátia Born agradeceu o convide da Associação Arco Iris de Paripueira e explicou que a Secretaria da Mulher está empenhada em combater a violência contra a mulher e trabalhar em prol das crianças e dos adolescentes, dos jovens alagoanos, como também assegurar os direitos dos negros (sejam quilombolas ou afro), dos índios e garantir a implantação de normas legais na garantia dos deficientes físicos, bem como trabalhar o processo de combate à discriminação em relação à diversidade sexual.

“A gente vem prestigiar essa parada gay aqui de Paripueira. Quanto mais se organizarem e reivindicarem seus direitos, com ética na luta pela igualdade social, mais conquistas obterão”, assinalou, garantindo que a Secretaria vai prestigiar os demais eventos LGBT no Estado.
A Superintendente de Políticas de Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos, Hélia Paz, revelou que na primeira edição da Parada Gay de Paripueira, realizada no ano passado, a entidade não existia e agora, com o apoio da SEMCDH, está registrada com estatuto e CNPJ.

“Em razão desse apoio, a secretária Kátia Born foi convidada a ser madrinha do evento, já que tem uma visão social da questão, independente de grupos raciais ou políticos, e prioriza as camadas sociais, interagindo em todos segmentos da sociedade e garantindo os direitos humanos”, frisou.

Ao explicar que o evento tinha como objetivo alertar contra a homofobia, o presidente da Associação Arco Iris de Paripueira, Darlan Denison, destacou que a participação da secretária representa o fortalecimento da população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) de Paripueira. “Antes da criação da nossa entidade o grupo não era bem visto pela comunidade. Agora, com o apoio da secretária Kátia Born, estamos trazendo muitas conquistas para Paripueira”, declarou, agradecendo o apoio do Secretário Municipal de Esporte e Lazer de Paripueira, Mário Lessa.

A organização do evento, que contou com o apoio do Secretário Municipal de Esporte e Lazer de Paripueira, Mário Lessa, também instalou em um local próximo ao final do percurso uma grande tenda para a execução de música eletrônica a cargo dos DJ’s Fábio K e Gil.