A secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Nadja Lessa, deu posse aos membros do Conselho Estadual de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – CECD/LGBT, na tarde desta sexta-feira (19). Ao todo, 11 representantes da sociedade civil e nove indicados pelo Governo do Estado foram empossados.
Em seu pronunciamento, a secretária Nadja Lessa ressaltou a importância da implantação do Conselho, bem como a necessidade da luta constante pela cidadania dessa parcela da população: “A efetivação do Conselho é motivo de comemoração, mas esse é apenas o primeiro passo. Ainda mais importante é que seus conselheiros permaneçam atuantes, sempre alertas para garantir que lésbicas, gays, bissexuais e transexuais em Alagoas tenham o pleno exercício de seus direitos”, expôs.
A superintendente para Promoção da Cidadania e Direitos Humanos, Lilian Paiva destacou o papel que o CECD terá em reivindicações da comunidade LGBT: “Temos um processo em andamento, no qual transexuais cobram o direito de serem reconhecidos pelo nome que escolheram. Agora, com o Conselho, a tramitação do processo terá o acompanhamento dos interessados e isso é de grande importância para todos”, concluiu.
O gerente do núcleo LGBT, Flávio Cansanção, demonstrou sua satisfação em relação ao que considera um avanço: “Toda nossa luta, nosso empenho, agora se torna realidade e gostaria que todos os presentes soubessem o quanto estou feliz por isso. Nosso trabalho está gerando resultados”, destacou.
