Unir forças e promover esclarecimentos são formas de combate à violência doméstica, problema social com índices alarmantes no Brasil, inclusive contra mulheres.
O enfrentamento conjunto contra as diferentes formas de agressão (física, psicológica e moral) uniu a Secretaria Municipal da Mulher (SEMU) e o 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
As duas instituições promoveram o 1º Fórum de Segurança Pública Contra a Violência Doméstica de Penedo. debate com participação expressiva de todos os setores da sociedade realizado no auditório do Ifal Penedo na última quarta-feira, 14.
Penedo conta com uma rede de proteção institucional bem articulada, inclusive com Patrulha Maria da Penha atuante e duas Salas Lilás à disposição das mulheres vítimas de violência, ocorrência que lidera os registros na 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil.
Além desses campos de enfrentamento ao grave problema social, Penedo é um dos poucos municípios de Alagoas com Secretaria da Mulher na estrutura da administração municipal, pasta criada por Ronaldo Lopes e administrada por Mariana Barbosa.
A SEMU é um marco no apoio ao empoderamento feminino, desenvolvendo diversos projetos, desde cursos de capacitação profissional gratuitos até aulas de dança e defesa pessoal, estes por meio do Programa Ela Se Garante.