×

Alagoas

Secretaria da Mulher de Teotônio Vilela comemora os 7 anos da Lei Maria da Penha

Encontro possibilitou vários testemunhos de pessoas que presenciaram agressões

A Secretaria Municipal da Mulher e do Idoso de Teotônio Vilela promoveu nesta quarta-feira (7), em sua sede, palestra e roda de conversa em comemoração aos 7 anos da Lei nº 11.340, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha. Na abertura, a exposição do documentário “O silêncio das Inocentes”, seguido pela palestra sobre a Lei Maria da Penha, proferida pela acadêmica de psicologia, Renata Damásio. Durante a roda de conversa, um papo sobre o tema.

A secretária Izabelle Alcântara fez uma explanação sobre os 7 anos de vigência da lei, lembrando que as pessoas têm que fazer valer diariamente o que rege a lei e da necessidade de se criar um núcleo de apoio às mulheres vitimas de violência.

“Pesquisam apontam que 85% das vítimas ainda se calam e, pior, as pessoas que detém maior esclarecimento são as que mais evitam se pronunciar diante dessa problemática. Os dados são alarmantes, porque são mais de 3 milhões de notificações em Alagoas nos últimos 7 anos”, afirmou.

Izabelle Alcântara citou ainda a preocupação que deve existir em como assistir e atender as vítimas de violência doméstica e enfatizou o trabalho que a Secretaria da Mulher do município desempenha com sua equipe de advogado, psicólogo e terapeuta.

“No âmbito familiar a agressão tem como causador o parceiro, pais, irmãos e demais parentes da vítima. Contamos com uma rede assistencial dentro da nossa secretaria que precisa chegar ao conhecimento das mulheres. É uma pena que nossa defensoria ainda não tenha sede própria para que possa nos auxiliar ainda mais em nosso trabalho”, cobrou.

Presente à solenidade, o secretário municipal de Indústria e Comércio, Edivaldo varejão, enalteceu a importância de trazer os homens para o debate e para participar de palestras sobre o tema, ressaltando que eles são os principais agressores nos casos de violência doméstica. “Quem ama não bate, ama, protege e cuida” concluiu.

O encontro possibilitou vários testemunhos de pessoas que presenciaram agressões, o que fez com que o momento se tornasse emocionante para muitos participantes. Patrícia do Rosário, diretora da escola Pastor José Alves de Moraes, lembrou de um caso que acompanhou, da qual a vítima de violência doméstica era uma de suas funcionárias. Seu testemunho mostrou mais um dos inúmeros casos de impunidade registrados ou que nem são conhecidos em Alagoas.

Compareceram ao evento a psicóloga Janaína Guedes, as assistentes sociais Heily Clemente e Mônica Moura; o secretário Municipal de Esporte, Ray Araújo; a coordenadora da Casa da Sopa do município, Gildete Justino; o vereador Edivaldo Gulandim, diretoras de escolas, professores, profissionais da saúde, educadores, gestores municipais e a população em geral.