A secretária da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos, Katia Born, participa nesta sexta-feira (27) da solenidade de balanço das atividades do programa Brasil Mais Seguro em Alagoas. Durante o evento, que acontece no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, a secretária apresentará as ações do Plano Juventude Viva no que diz respeito à prevenção da violência no Estado.
Para a secretária, é a oportunidade de fazer uma avaliação tanto do Brasil Mais Seguro quanto do Juventude Viva. “No que diz respeito ao Juventude Viva será avaliado o que está faltando chegar do governo federal, como os municípios estão conduzindo essa questão. Será um momento de prestação de contas e reflexão”, expôs.
O evento contará com a participação de jovens envolvidos no plano Juventude Viva, procedentes da comunidade do Conjunto Carminha, no Benedito Bentes, além de mulheres da comunidade que atuam nas bases comunitárias dos conjuntos Osman Loureiro, Carminha e Selma Bandeira.
Histórico – O plano Juventude Viva tem como objetivo reduzir a vulnerabilidade da juventude negra à violência e prevenir a ocorrência de homicídios. Estão sendo empreendidas ações caracterizadas como políticas universais, para incidir em problemas relativos à população em situação de vulnerabilidade social de maneira geral, e ações afirmativas, para incidir em problemas relativos exclusiva ou preponderantemente à população jovem negra.
O plano tem com estratégia promover e integrar ações do governo federal com foco na transformação de territórios vulneráveis, na criação de oportunidades de inclusão social e autonomia para os jovens nos territórios selecionados e no enfrentamento ao racismo nas instituições. Faz parte ainda do propósito a articulação das ações com estados, municípios e sociedade civil e firmar parcerias com Judiciário, Ministério Público e Defensorias.
