Com o objetivo de fomentar o interesse dos jovens sobre os direitos humanos na internet, a Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos apoia, nesta quinta (23) e sexta-feira, a capacitação de jovens promovida pelo grupo Desabafo Social, realizada no Lar Evangélico Masculino Pastor Boyd O'neal e na Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos, respectivamente.
Ideia da universitária Monique Costa, o projeto Desabafo Social foi criado na Bahia e já se expandiu por diversos estados, a partir do desejo de transformar a realidade através de ações estruturadas e intencionais sobre Direitos Humanos e Protagonismo Infanto-juvenil. “É uma rede composta de adolescentes e jovens que estão inseridos nos movimentos sociais, buscando contribuir para que os direitos humanos ganhem sentindo no cotidiano das crianças, dos adolescentes e dos jovens”, explicou a universitária.
Durante a capacitação, que tem como público alvo adolescentes e jovens de movimentos sociais, organizações não-governamentais e escolas, o grupo pretende propor ações metodologias que promovam a participação dos adolescentes e jovens, fazer uma oficina sobre Cidadania em Rede e produzir conteúdo sobre o assunto discutido.
“O fomento da difusão da informação permite o conhecimento mais aprofundado de jovens e adolescentes sobre seus direitos. Por isso, é sempre importante debater com jovens e adolescentes sobre os direitos humanos para que eles sejam agentes de mudança e transformação, possibilitada a partir da garantia dos direitos”, disse a secretária Katia Born.
