×

Alagoas

Secretaria da Educação realiza oficinas para gestores sobre resultado da Areal

Areal valiou cerca de 115 mil estudantes da rede pública estadual

Para alavancar os índices educacionais por uma nova Alagoas, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza, esta semana, oficinas para gestores e coordenadores pedagógicos sobre como melhor aproveitar, em sala de aula, os resultados da Avaliação de Aprendizagem dos Alunos da Rede Estadual de Ensino de Alagoas (Areal) que, em 2015, avaliou a proficiência dos estudantes do Ensino Médio em língua portuguesa, matemática e produção textual.

O secretário Luciano Barbosa, chegou de surpresa e participou, nesta quarta-feira (9), das oficinas realizadas juntos com os coordenadores s e gestores e ressaltou a importância de empregar com mais eficiência a avaliação que foi realizada com os alunos no fim do ano passado. “Essa avaliação é para fazer um diagnóstico e saber para onde queremos caminhar e traçar um rumo do que é necessário a ser feito para melhorar a Educação. O Areal é censitário e os professores terão a avaliação de cada turma e de cada aluno”, disse o secretário.

A supervisora de Estatística e Avaliação Educacional da Seduc, Cheila Francett Vasconcelos, explica que a intenção é que os gestores estejam mais preparados para lidar com os resultados das provas. “Avaliamos o alunos, mas também a escola e assim, poderemos usufruir melhor dos resultados, aplicando metodologias pedagógicas e políticas educacionais mais eficientes. Se os alunos da escola A ou B não forem mal em interpretação de texto, por exemplo, os gestores saberão como agir com mais eficiência”, ressalta a supervisora de estatística.

A Areal, realizada por meio da parceria entre a Seduc e a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed), de Minas Gerais, avaliou cerca de 115 mil estudantes da rede pública estadual.

A supervisora de Estatística e Avaliação Educacional da Seduc, Cheila Francett explicou ainda que, a partir do dia 10 de março, diretores e professores da rede estadual terão acesso ao curso online. “As oficinas estão sendo realizadas com cerca de 50 gerentes regionais e coordenadores pedagógicos, mas queremos a participação e engajamento de toda a rede estadual”, enfatizou a supervisora.