Maria Vilma explica que duas primeiras edições da Reduc serão transformas em livro
A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) está com duas revistas eletrônicas online que receberão artigos acadêmicos de professores da rede estadual. A Revista Alagoana de Ensino e Ciência (Raec) e a Revista Eletrônica de Educação de Alagoas (Reduc) têm como objetivo divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos professores em sala de aula.
Disponível no endereço http://revistaalagoanadeensinodeciencias.blogspot.com.br, a Raec é uma publicação do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação em parceria com o Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (Cecite) e Superintendência de Políticas Públicas Educacionais (Suped/SEE). A publicação é voltada para professores, alunos de licenciatura e pesquisadores de Ciências, Física, Biologia, Química, Matemática e Informática. A revista é semestral e as normas para publicação dos artigos podem ser conferidas no blog da revista.
“A revista é um canal entre os professores e a sociedade, fazendo com que muitos dos projetos publicados sejam utilizados em sala de aula, tornando-se um estímulo para os professores”, explica o coordenador do Observatório Astronômico Genival Leite Lima, Adriano Aubert.
Reduc
Já a Reduc é uma publicação semestral da Gerência de Organização do Currículo Escolar da SEE e tem como objetivo divulgar as experiências bem-sucedidas de professores da rede estadual de ensino e colaboradores de outras instituições.
A terceira edição da Reduc já está disponível no site da SEE por meio do link http://www.educacao.al.gov.br/reduc e o edital de abertura para submissão de artigos para a quarta edição deverá ser divulgado na primeira semana de julho. Após a publicação do edital, os interessados terão um prazo de dois meses para fazer sua inscrição.
Serão aceitos para publicação trabalhos inéditos ou já publicados em eventos na área de Educação, em língua portuguesa, sobre temáticas variadas ligadas ao planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, em forma de relato de experiência ou artigo científico.
“Os artigos publicados na revista serão relatos de experiências e artigos científicos contendo os resultados de experiências curriculares desenvolvidas em escolas da rede pública, disseminando boas experiências e estimulando professores”, comenta a gerente Organização do Currículo Escolar, Maria Vilma da Silva.
Vilma adianta que as duas primeiras edições da Reduc serão compiladas no livro “Educação e Praxis: Reflexões e Relatos de Experiências Curriculares Exitosas”, o qual será lançado no dia 16 de julho durante o seminário para o lançamento do referencial curricular. A obra será distribuída para as 15 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e 324 escolas da rede estadual.
