Desde a primeira semana de dezembro, os administradores dos mercados públicos de Maceió contam com um forte aliado: o SOS Semtabes. Trata-se de um carro utilitário que a Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) de Maceió pôs à disposição para que sejam realizados serviços de manutenção.
Para a realização dos reparos, basta apenas que o administrador de qualquer mercado público de Maceió entre em contato e solicite o serviço. A equipe do SOS Semtabes é composta por motorista, pedreiro, encanador, eletricista e pintor, e o veículo tem como ponto fixo o Mercado da Produção, localizado na Levada.
Atualmente, Maceió conta com nove mercados públicos: Produção e Artesanato, além dos centros de feiras livres localizados nos bairros do Jacintinho, Tabuleiro do Martins, Jatiúca, Fernão Velho, Jaraguá, Benedito Bentes e Bebedouro.
Em dezembro, a Semtabes concluiu a reforma do banheiro do Mercado do Jacintinho, que ganhou nova rede hidráulica, teve as portas trocadas e a parte elétrica consertada. “Com isso, permissionários e consumidores ganharam mais conforto e segurança”, disse.
Antes disso, os frequentadores do Mercado do Jacintinho também foram beneficiados com uma unidade do Banco Popular, resultado de uma parceria entre o Banco do Brasil e a Semtabes, proporcionando aos comerciantes, o benefício de poder pagar suas contas no local aonde trabalha, inclusive os boletos de taxas cobradas pela Prefeitura, relativas à ocupação dos espaços no mercado público.
No posto do Banco Popular instalado no local, também é possível dar entrada na solicitação do CPF. Além disso, destaca o secretário Arnóbio Cavalcante, o posto de serviços bancários também atrai moradores do bairro para o mercado, já que muitos passaram a efetuar seus pagamentos no local, proporcionando mais movimentar ao comércio do mercado.
