×

Maceió

Secretaria apresenta projeto de sinalização ao trade turístico

Proposta é criar um modelo de sinalização harmônico com o cenário da cidade

A Secretaria Municipal de Promoção do Turismo de Maceió (Semptur) realizou, nessa terça-feira (17), uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) para apresentar o projeto de sinalização dos atrativos turísticos da capital. Além de cerca de 80 placas, o projeto inclui dois pórticos de entrada que serão implantados no Pontal da Barra e em Ipioca, pontos limites da cidade na orla.

Segundo o secretário municipal de turismo de Maceió, Jair Galvão, a proposta é criar um modelo de sinalização harmônico com o cenário da cidade, que possa facilitar o fluxo turístico e valorizar os diferentes pontos de interesse na capital.

O secretário de turismo de Maceió, Jair Galvão, apresentando projeto de sinalização da cidade

O secretário de turismo de Maceió, Jair Galvão, apresentando projeto de sinalização da cidade

Na ocasião, Jair Galvão promoveu uma votação para validar o projeto arquitetônico dos pórticos de entrada que foram desenvolvidos pelo arquiteto Lúcio Moura, como uma cortesia do LM Escritório de Criação para a cidade. “Para mim, é uma honra poder colaborar para aprimorar o planejamento urbanístico de uma cidade tão bela como Maceió”, comentou Moura, durante sua apresentação.

A opção defendida pelo arquiteto – que foi aprovada em unanimidade pelo Conselho – consiste em uma alameda densa de coqueirais com um totem de oito metros de altura, que será iluminado à noite. “A cidade já tem uma beleza natural exuberante, por isso acredito que não faz sentido uma intervenção arquitetônica que concorra com essa beleza. A proposta é justamente reforçar os elementos naturais com que somos agraciados e transmitir essa sensação de que a cidade é um grande jardim, uma grande praça que inspira quem chega a relaxar e o curtir o cenário ao redor. Esse é o conceito”, frisou Moura.

Durante o encontro, o diretor de desenvolvimento da Semptur, Michael Chinelato, explicou também os critérios para o mapeamento dos pontos que serão sinalizados na cidade. Durante a fase de planejamento da ação, que conta com parceria da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Sempla), uma equipe da Semptur percorreu toda a zona turística da cidade, avaliando as demandas de informações estratégicas para melhorar a comunicação no município.

“Vamos contemplar não apenas os atrativos localizados na orla, mas também no bairro histórico do Jaraguá, no Parque Municipal e no Mirante de São Gonçalo, por exemplo, entre outros pontos que merecem mais evidência para serem incluídos nos roteiros turísticos por Maceió”, esclareceu o diretor.

Michael reforçou também que mesmo atrativos mais clássicos da cidade podem ser melhor identificados, como as piscinas naturais da Pajuçara. “Quem mora em Maceió pode achar que a localização é óbvia, mas o turista que acabou de chegar aqui hoje não encontra indicações claras desse ponto”, comentou. Segundo ele, a sinalização inclui três tipos de placas: de indução de fluxo, de wayfinding (para pedestres) e de sinalização de atrativos. A expectativa para a implementação desta sinalização, que está sendo viabilizada através de um repasse de verba do Ministério do Turismo, é até janeiro de 2016.