A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio da Diretoria de Proteção Social Especial (DPSE), promoveu uma reunião para apresentar o calendário de atividades do programa “Ação em Defesa da Vida” para este ano. A ação é desenvolvida pelo Projeto Guardião da Cidadania. A apresentação aconteceu no auditório do Programa Liberdade Assistida (LA), localizado na Praça Raul Ramos, Poço.
No encontro, entidades que trabalham com pessoas em situação de rua – principalmente os moradores de rua – e conselheiros tutelares discutiram a possibilidade de ser realizada uma capacitação para os conselheiros e também para os representantes destas entidades que trabalham com acolhimento institucional.
Também foi apresentada uma proposta para realização de uma ação efetiva na área do antigo prédio da Ceasa, onde existe um número muito grande de pessoas em vulnerabilidade social. “Nessa área a situação é agravante. Por isso, a Semas está preocupada em resolver o mais rápido possível”, esclareceu a diretora do DPSE, Elisângela Melo.
AÇÃO EM DEFESA DA VIDA
O Programa Guardião da Cidadania realiza, durante todo o ano, a Ação em Defesa da Vida, que tem como objetivo abordar crianças, adolescentes, adultos, idosos e famílias que perambulas esmolando, pelas vias públicas de Maceió, em situação de vulnerabilidade social e risco, sempre priorizando o princípio fundamental da dignidade humana.
Uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais, conselheiros tutelares, membros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente aborda os moradores de rua no intuito de cadastrá-los para inseri-los nos programas sociais da Semas. A Polícia Militar ou a Civil sempre acompanham a equipe.
