
De quinta-feira (25) a domingo (28), a arte e a cultura alagoana estarão à mostra em mais uma edição da Feira de Negócios dos Municípios, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió. A Feira, que tem o objetivo de divulgar as potencialidades locais e o desenvolvimento do estado, contará com 132 estandes e a presença de expositores de 81 municípios alagoanos, oficinas de mestres artesãos e apresentações de danças tradicionais de Alagoas.
O Sebrae em Alagoas também terá seu espaço no evento, um estande que irá apresentar os projetos e as ações do Programa de Arranjo Produtivo Local (PAPL), prestar informação sobre empreendedorismo e Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e realizar a formalização do Empreendedor Individual.
Segundo Izabel Vasconcelos, gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae/AL, a proposta da instituição em participar da feira é esclarecer e expor as vantagens da Lei Geral para os municípios, a fim de incentivar sua implantação e formalizar quem queira ser um Empreendedor Individual.
“Em um ano no qual é preciso avançar na questão da Lei Geral, é de uma importância ímpar estar em contato com todos esses prefeitos. A formalização na hora, por meio do Empreendedor Individual, também representa uma oportunidade que permite o acesso de muitas pessoas, que talvez tivessem dificuldade em formalizar-se sem o auxílio do Sebrae/AL”, destaca Izabel.
Casa popular
No estande do PAPL, fruto da parceria entre Governo e Sebrae/AL, estarão à mostra os produtos de todos os Arranjos Produtivos Locais (APL), com seus gestores, para oferecer informações sobre cada um deles. “Também teremos uma casa popular e uma escolinha, para uma demonstração prática do APL Móveis no Agreste. É uma forma que encontramos para que os visitantes possam ver o nosso produto aplicado a uma realidade. Dessa forma, o público pode se sentir mais atraído”, diz o gerente da Unidade de Territórios Específicos do Sebrae/AL, Ronaldo Moraes.
Na programação da Feira de Negócios dos Municípios Alagoanos está o I Congresso Alagoano dos Municípios, onde serão realizadas três rodadas de negócios e dez palestras, entre elas, a do consultor do Sebrae/NA e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Maurício Zanin, com o tema “Compras Governamentais e as MPE: Alternativa viável para o desenvolvimento local”. A expectativa é que 100 mil pessoas visitem a Feira.
A Feira dos Municípios é aberta ao público a partir das 15h, com exceção do primeiro dia do evento, quando abre às 18h.