Entre os dias 17 e 20 de janeiro, Maceió será palco da sétima edição da Feira de Negócios dos Municípios Alagoanos, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. O evento, que tem a cultura como principal atração, com o tema “Vida pela Arte”, terá como foco a produtividade do estado em diversos setores, como o gastronômico e o de moda, comprovando a influência dessas atividades para a geração de renda e o desenvolvimento de Alagoas.
A feira contará com um estande do Sebrae, onde irá reunir 10 empresas de artesanato, apoiadas pela Unidade de Atendimento Coletivo Turismo, Artesanato e Cultura, além de seis peças produzidas por empresárias da Cadeia Produtiva Têxtil e de Confecções em Alagoas (CPTC). Esse grupo recebe o incentivo da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e do Sebrae Alagoas, através da Unidade de Atendimento Coletivo Indústria.
As peças escolhidas representam a produção das empresárias de União dos Palmares, Piranhas, Capela, Olho d’Água das Flores e Maceió. No conceito, a valorização do artesanato alagoano. Por isso, a finalidade meramente expositiva. “Dessa vez, nosso objetivo é mostrar o que melhor representa a nossa cultura, através da personalidade de cada empresária, seja pelos cortes, bordados, cores e estilo das roupas”, justifica a analista da Unidade da Indústria, Ana Paula Dantas. Já as artesãs, pretendem divulgar e vender todos os seus produtos.
Oportunidade
Wendy Barros, integrante da Cooperativa das Artesãs de Barra Nova, diz que o intuito de participar da feira é mais expositivo que comercial, já que muitas pessoas ainda não conhecem o trabalho realizado em sua região, utilizando o bordado de filé.
“A base das peças que produzo é com o filé. A partir dele, faço roupas, como vestidos e blusas; acessórios, como cintos e tiaras; e até mesmo toalhas de mesa e colchas para cama”, declarou a empresária, que já teve a oportunidade de divulgar sua produção nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.
A Unidade de Políticas Públicas também estará presente no estande, com a Sala dos Prefeitos – um espaço direcionado aos 102 gestores municipais. No espaço, serão apresentadas as ações desenvolvidas em 2012, como a Sala do Empreendedor e a aprovação da Lei Geral em 98 municípios de Alagoas.
Anissélia Silva, analista da Unidade de Políticas Públicas, considera que muitos dos prefeitos reeleitos já conhecem o trabalho desenvolvido pelo Sebrae. “É importante que o novo prefeito compareça ao estande e busque informações sobre como trabalhamos para o crescimento do estado. Diariamente, teremos alguém capacitado para esclarecer todas as dúvidas”, explica Anissélia, acrescentando que a participação da população também é imprescindível para cobrar a aprovação e a implementação da Lei Geral e dos benefícios da formalização, em sua região.
A sétima edição da Feira de Negócios dos Municípios Alagoanos é mais uma estratégia para divulgação da cultura, do artesanato e da história do estado para os turistas que frequentam a cidade nessa época do ano. O evento é uma realização da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e o Instituto Brasileiro de Consultoria a Municípios (IBCOM). E ainda conta com o apoio do Sebrae e do Governo de Alagoas. A entrada é gratuita.
