×

Alagoas

Sebrae divulga educação empreendedora durante a Feira dos Municípios

O Sebrae em Alagoas vai estacionar seu escritório móvel no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, durante a IX Feira de Negócios dos Municípios Alagoanos, para apresentar aos gestores o conceito da educação empreendedora e o impacto que ela pode exercer nas gerações futuras. Um produto em especial, o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), voltado para o ensino fundamental, vai receber grande atenção.

Assim, espera-se conquistar os gestores municipais – prefeitos, secretários de educação e vereadores – para a realidade da educação empreendedora, que busca preparar os alunos para serem proativos, capazes de identificar e aproveitar oportunidades em situações desafiadoras. Para isso, o JEPP insere conceitos de empreendedorismo no currículo escolar das turmas do ensino fundamental.

“Vamos conversar com prefeitos e secretários sobre criar um ambiente propício para a educação empreendedora. Estimular e preparar os professores, fazer com que os alunos se engajem e pensem na questão da sustentabilidade, que é um tema que segue em todo o programa do curso. Queremos ressaltar o espírito de que empreender é fazer a diferença”, destaca Sílvia Chamusca, gerente da Unidade de Capacitação Empresarial do Sebrae em Alagoas.

A feira servirá para que sejam concretizados contatos com os gestores. “Já temos algumas reuniões agendadas. Queremos apresentar o JEPP de forma lúdica, mostrando os resultados que já temos em Alagoas. Nosso objetivo é fazer com que esse tipo de educação se solidifique no currículo formal”, defende a gerente.

Para 2015, o Sebrae em Alagoas espera atuar em 25 municípios, atingindo 7.500 crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos. A capacitação dos professores e o material didático são fornecidos pelo Sebrae.

Nova realidade

Considerando que há no mundo um novo parâmetro de desenvolvimento social e econômico, fora da perspectiva apenas do emprego formal ou do emprego público, os municípios podem usufruir bastante da educação empreendedora, aponta Sílvia Chamusca.

“Não há como o mercado absorver todas as pessoas que estão buscando uma vaga de trabalho, então o JEPP desafia o aluno desde cedo a construir caminhos alternativos”, explica Sílvia Chamusca, destacando a percepção de futuro que o curso proporciona.

O programa é uma iniciativa nacional do Sistema Sebrae para disseminar a cultura empreendedora entre crianças e adolescentes, de forma lúdica e com as corretas ferramentas pedagógicas, para que eles desenvolvam atitudes e atributos necessários para a gerência da própria vida pessoal, profissional e social.

Curso JEPP

A iniciativa do Jovens Empreendedores Primeiros Passos surgiu em 2001, com o Sebrae em São Paulo, como forma de estimular o protagonismo juvenil e a iniciativa na inserção no mercado de trabalho. O objetivo do curso não é criar pequenos empresários, mas ensinar crianças e adolescentes desde cedo a pensar e adotar uma postura de realizadores.

Através da estrutura de uma empresa, inclusive com a fabricação e venda de produtos em uma grande feira para toda escola, o JEPP procura transmitir valores para a vida: estabelecer objetivos, planejamento, trabalho em equipe, responsabilidade sobre suas tarefas e ações, desenvolvimento sustentável, cumprir metas, manter o espírito criativo em pleno funcionamento e, claro, aprender que o dinheiro é fruto de trabalho árduo.