A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), realiza, até esta sexta-feira (8), no Parque de Exposições Mair Amaral, em Batalha, um Curso de Inseminação Artificial. Ao todo foram 14 inscritos, dentre eles pequenos criadores e funcionários de propriedades rurais dos municípios de Batalha, Belo Monte, Major Izidoro e Limoeiro de Anadia.
O curso, realizado em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), possui um total de 20 horas, tornando todos os participantes aptos à prática de inseminação artificial pelo método Shiva. Segundo o superintendente de Desenvolvimento Agrário da Seagri, Hibernon Cavalcante, este curso é básico e é condição para que os criadores possam receber os sêmens que são doados pelo Estado.
“Este curso vem preparar a mão de obra e dar a oportunidade de melhoramento genético do nosso gado leiteiro, tornando os produtores aptos a receberem o sêmen que é entregue pela secretaria”, disse Hibernon.
Ainda segundo o superintendente de Desenvolvimento Agrário da Seagri, este ano deverão ser entregues um total de quatro mil doses de sêmen, com uma média de 50 a 100 doses por associação.
“Com esse trabalho de distribuição de sêmen, a gente tá notando uma melhoria significativa no padrão racial na produtividade de leite e dando uma oportunidade para que os pequenos também participem desses ganhos genéticos aqui no nosso Estado”, finalizou Hibernon.
