O secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, participou em Brasília, nesta quarta-feira (4), do lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar para o período 2012/2013. O lançamento do plano contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff, que destacou o apoio às ações de sustentabilidade no campo, e do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.
A presidenta falou sobre o lançamento de uma Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), o fortalecimento da irrigação, a difusão de tecnologia para os pequenos agricultores e o papel das cooperativas do segmento. Para o secretário José Marinho, as ações que serão fortalecidas pelo Plano Safra beneficiam principalmente os produtores de alimentos.
“Os recursos que serão aplicados garantem ações estruturantes para a agricultura familiar e, assim, beneficiam a produção de alimentos. Dessa forma, as políticas públicas de modo geral também serão fortalecidas e, para isso, vão contar com a parceria dos governos estaduais”, frisou o secretário.
O Plano Safra 2012/2013 vai aplicar R$ 22,3 bilhões para ampliar o apoio aos agricultores de menor renda; ampliar a capacidade de investimento; garantir mais proteção para a agricultura familiar em relação a preço, clima e renda; promover a organização econômica e o acesso a mercados; promover a sustentabilidade da agricultura familiar; acesso ao conhecimento e políticas públicas para a juventude rural.