Representantes de Sindicatos de Produtores Rurais participam de uma excursão ao Canal do Sertão, nesta quarta-feira (16), promovida pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri). O objetivo é apresentar a obra, desde a casa de bombas até o quilômetro 65, passando pelo túnel, o uso da água para irrigação em unidades demonstrativas e as potencialidades da região para a produção agrícola e pecuária.
De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Hibernon Cavalcante, essa é a quinta excursão ao Canal coordenada pela secretaria. Em outras oportunidades, participaram pesquisadores, professores, universitários, membros de conselhos deliberativos e de administração de entidades, engenheiros, servidores públicos, produtores rurais e agricultores familiares de outras regiões do Estado.
“Todas as pessoas que pensam no desenvolvimento de Alagoas deveriam conhecer o Canal”, frisou Cavalcante. Além da Superintendência de Desenvolvimento Agropecuário (SDA), a Superintendência de Irrigação da Seagri também participa das excursões. “O Canal do Sertão é a obra com maior poder de transformação socioeconômica de Alagoas e um dos maiores legados do governador Teotonio Vilela para os alagoanos”, emendou o secretário de Estado da Agricultura, José Marinho Júnior.
Melhorias – A obra já está mudando a vida dos agricultores sertanejos. É o caso de Cícero de Souza, na zona rural de Olho D’Água do Casado. Ele recebeu do Estado um kit de irrigação e agora produz, com água do Canal, forragens para alimentar o gado. Entre elas: palma, milho, sorgo, cana e capim.
Devido ao sucesso da unidade demonstrativa, o local foi visitado por outros agricultores, autoridades, entre elas o governador do Estado e ministros do governo federal. Em outra propriedade, um agricultor, também beneficiado pela água do Canal do Sertão por meio da irrigação, produz, de forma experimental, morangos.
