Reunião em Brasília discutiu apoio para cadeias produtivas em Alagoas
O secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, participou esta semana, em Brasília, de reuniões nos ministérios para reforçar as parcerias de apoio às cadeias produtivas, entre elas a pecuária de leite, a ovinocaprinocultura, a apicultura, o reordenamento agrário e a regularização fundiária, além de assistência técnica e extensão rural.
“A credibilidade conquistada pelo Estado, na gestão do governador Teotonio Vilela, garante a continuidade e a ampliação das parcerias com o governo federal. Por isso, trabalhos em parceria para apoiar os produtores, levar políticas públicas e programas de geração de renda e agregação de valor à produção”, comentou o secretário José Marinho Júnior.
Na Companhia Nacional de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), vinculada ao Ministério da Integração Nacional, o secretário se reuniu com o presidente da entidade, Guilherme Gonçalves, para discutir apoio à bacia leiteira da região da Marituba, no Baixo São Francisco, a criação da Rota do Cordeiro em Alagoas, com o objetivo de fortalecer a ovinocaprinocultura, e apoio para a apicultura.
Também participaram do encontro o superintende de Fortalecimento da Agricultura Familiar da Seagri, Luciano Barros, Kenya, José Augusto e Klécio Santos, da Cooperativa Pindorama, formada por pequenos produtores e que consegue adquirir e beneficiar a produção de leite da região.
Na Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA), foi discutida a possibilidade da criação de uma diretoria para atender as questões relacionadas às políticas territoriais. Na Secretaria de Agricultura Familiar do mesmo ministério, o encontro com o secretário Laudenir Muler tratou do fortalecimento da Emater de Alagoas e dos trabalhos em parceria com a Seagri.
“A Seagri faz o planejamento e desenvolve os programas e políticas públicas, enquanto a Emater é órgão executor, por meio dos técnicos extensionistas, contribuindo com a articulação, elaboração, motivação e apoio para organização e comercialização da produção”, detalhou o secretário.
Com o objetivo de pactuar ações conjuntas para ampliar a atuação do Programa Nacional de Crédito Fundiário e Regularização Fundiária em Alagoas, o secretário José Marinho Júnior, acompanhado por gestores da Seagri, também esteve com o secretário de Reordenamento Agrário, Adhemar Lopes de Almeida, do MDA. “Em Alagoas, esta ação será reforçada numa parceria com o Instituto de Terras e Reforma Agrária (Iteral)”, conclui José Marinho Júnior.
