Uma reunião entre gestores da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) discutiu a possibilidade de novos convênios para beneficiar os agricultores dos Territórios da Cidadania no Estado. Essas novas parcerias devem promover acompanhamento técnico, estrutura para beneficiar e comercializar a produção, difusão de tecnologia e acesso a políticas públicas.
De acordo com o superintendente de Fortalecimento da Agricultura Familiar da Seagri, Luciano Barros, as atuais parcerias entre o MDA e a secretaria também foram discutidas. “Falamos sobre os avanços e sobre algumas dificuldades, que já estão sendo solucionadas. Mas o mais importante mesmoé a continuidade das parcerias e a possibilidade de novos convênios para beneficiar o agricultor familiar. A reunião desta quarta é resultado da visita que fizemos com o secretário José Marinho Júnior ao MDA, em Brasília, no dia 11 deste mês”, salientou.
Também participaram da reunião a articuladora regional da Secretaria de Desenvolvimento Territorial e o delegado do MDA em Alagoas, Gilberto Coutinho, além de gestores de convênios e técnicos da Seagri. Entre as iniciativas em Alagoas que recebem apoio do MDA, estão: instalação de Centrais de Comercialização; repasse de máquinas retroescavadeiras para municípios; convênios para assistência técnica e extensão rural; pesquisa agropecuária; seguro da plantação.
Para o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, a credibilidade do Governo, conquistada durante a gestão do governador Teotonio Vilela, contribui para que Alagoas possa firmar parcerias com o governo federal e também com entidades internacionais.
“Uma das parcerias para fortalecer as cadeias produtivas é com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, com foco em pecuária de leite, ovinocaprinocultura, aqüicultura e pesca e assistência técnica e extensão rural”, comentou o secretário.