Diretor do IMA, Gustavo Lopes, e secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos
O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), através de seu diretor-presidente Gustavo Lopes, discutiu com o secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, a questão da simplificação do processo de licenciamento da atividade de carcinicultura em Alagoas.
De acordo com as informações colhidas por nossa redação, a proposta apresentada pelo IMA sobre a carcinicultura, que é uma técnica de criação de camarões em viveiros, já está minutada e deve ser apresentada na próxima reunião do Conselho Estadual de Proteção Ambiental para apreciação.
Vale ressaltar que o licenciamento é um procedimento técnico-administrativo pelo qual o órgão ambiental competente avalia empreendimentos potencialmente causadores de impacto ambiental, autorizando, ou não, sua instalação e operação.
A avaliação envolve o estudo da localização do empreendimento, do seu porte e dos processos construtivo e produtivo utilizados, a fim de verificar se suas características podem provocar interferências negativas no meio ambiente.
