A Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e o Banco do Brasil (BB) vão reforçar as parcerias em prol da agricultura familiar, com foco em concessão de crédito, assistência técnica, programas de agregação de valor à produção, difusão de tecnologia e fomento do associativismo e do cooperativismo.
Para isso, o novo gerente geral do Setor Público do banco, Jailson Fonseca, e o gerente de Relacionamento da instituição, Abrahão Batista, visitaram, nesta segunda-feira (15), o secretário de Estado da Agricultura, José Marinho Júnior, e o coordenador financeiro da secretaria, Fernando Pinheiro. No encontro, eles definiram que a Seagri, em parceria com seus órgãos vinculados, vai repassar ao banco as demandas já identificadas no setor.
O BB, por sua vez, vai promover reuniões periódicas de avaliação dos projetos que recebem apoio das duas entidades. “Vamos incentivar os gerentes a participar mais das atividades ligadas à agropecuária com o objetivo de acompanhar o andamento dos projetos e afinar a parceria com a Seagri”, afirmou o gerente Jailson Fonseca.
De acordo com o secretário José Marinho Júnior, a continuidade das parcerias institucionais com o BB podem beneficiar os projetos no entorno do Canal do Sertão, além da avicultura, horticultura, fruticultura, pecuária de leite, ovinocaprinocultura, entre outros.
“Para fomentar o associativismo e o cooperativismo, estamos firmando parceria com o governo do Canadá e com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID)”, salientou o secretário, que lembrou também da parceria com a Organização das Cooperativas no Estado de Alagoas (OCB-AL).
“A credibilidade adquirida pelo Estado na gestão do governador Teotonio Vilela permite que Alagoas firme parcerias com entidades nacionais e internacionais, pois precisamos de experiências inovadoras e tecnologias que estimulem, de modo sustentável, a agricultura familiar”, comentou José Marinho Júnior.
