×

Alagoas

Seads inicia estudos para implantação de novos modelos de policiamento

Novo modelo de policiamento foi discutido durante reunião na Defesa Social

A Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds) já iniciou estudos visando à implantação de modelos de policiamento preventivo com gestão de resultados para a redução da criminalidade, atuando principalmente no combate ao crime violento contra o patrimônio. As medidas estão sendo discutidas em conjunto com o Comando da Polícia Militar e são baseadas em experiências exitosas adotadas em outros estados.

Reforçar a cobertura da segurança preventiva em áreas com altos índices de crimes contra o patrimônio – roubos e assaltos – e melhorar efetivamente a sensação de segurança da população são os principais objetivos dos novos modelos de policiamento que estão sendo analisados pela Defesa Social.

“Com o aumento da ostensividade policial em áreas críticas, poderemos ter uma redução desse tipo de crime, que vem ocorrendo em maior número em determinadas regiões da capital”, afirmou o secretário Dário Cesar. Ele esteve reunido nessa segunda-feira (4) com o comandante geral da PM, coronel Luciano Silva, o subcomandante Dimas Cavalcante, e o comandante do CPC, tenente-coronel Gilmar Batinga.

A proposta inicial da Secretaria é adotar o policiamento ostensivo por “quadrantes”, empregando uma viatura e duas motos na segurança de uma área de até 2,5 quilômetros. Em cada viatura, irão atuar três policiais que, junto com a dupla de motociclistas, ficarão responsáveis pelo policiamento da área.

Para colocar o novo modelo em prática, a PM terá que reforçar o efetivo com mais 250 homens e aumentar a frota de veículos e motos. Durante a reunião, a Defesa Social anunciou a aquisição de mais 20 viaturas e 30 motos, além de 160 pistolas ponto 40.

Com relação ao efetivo policial, Dário Cesar disse que vem analisando com o governo do Estado alternativas para aumentar o número de policiais nas ruas. Dentre as medidas em estudo, está a contratação de militares da reserva para fazer a segurança patrimonial de prédios públicos.

“Junto com o combate aos homicídios, iremos trabalhar para reduzir os crimes violentos contra o patrimônio, que também vêm atingindo a população”, afirmou o secretário, que convidou a cúpula da PM para conhecer o modelo de policiamento de área adotado pela polícia pernambucana.